Seja você uma criança com diabetes tipo 1 que precisa de injeções de insulina ou um adulto que precisa de uma injeção para uma condição médica, as agulhas despertam o medo. Na verdade, o famoso ‘chilique’ na hora de tomar injeção, é um transtorno de ansiedade chamado de tripanofobia, ou medo de agulhas, e é surpreendentemente comum. Cerca de 25% dos adultos têm medo de agulhas e cerca de 7% dos adultos evitam as imunizações por causa do medo. A fobia também é chamada de aicmofobia, que Merriam-Webster define como “ medo mórbido de objetos pontiagudos ou pontiagudos (como tesouras ou agulhas).
“O medo de agulhas é realmente muito comum”, diz Michael D. McGee, MD, psiquiatra e completa: “Tem sido sugerido que esse medo tem uma base genética e que todos nós temos medo de objetos pontiagudos que perfuram nossa carne. Receber vacinas quando bebês e sentir dor também pode ser uma possível fonte de medo”.
Os sintomas variam, mas estão presentes quando uma pessoa vê uma agulha ou descobre que precisa receber uma injeção. Os sintomas podem ser debilitantes e podem incluir:
Algumas pessoas que temem agulhas têm um medo associativo, no qual um evento traumático – geralmente psicológico – desencadeou o medo de agulhas em primeiro lugar. E naqueles que têm medo hiperalgésico (hiper sensível á dor), há ,na verdade, uma hipersensibilidade genética à dor. “A dor é tão impensável que a pessoa nunca se submeteria a tal do de propósito como, pensar ser, uma injeção”, diz o Dr. McGee.
Alguns indivíduos têm tanto medo de agulhas que podem ter até mesmo uma Síncope Vasovagal, que é a perda transitória da consciência, um desmaio provocado pela diminuição de pressão arterial e dos batimentos cardíacos.
O sociólogo polonês Zygmunt Bauman (1925/2017), autor de mais de trinta obras publicadas no Brasil,…
Neste 20 de novembro de 2024 é a primeira vez em que esta dada é…
Qual é o lugar que a população negra ocupa no Brasil de hoje depois de…
Geneticamente falando, a cor da pele difere entre clara, escura, muito clara, muito escura. Enfim,…
A fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por dor musculoesquelética generalizada, fadiga, sono não reparador…
Julia Roberts, atriz, ganhadora de um Oscar e três Globos de Ouro, em uma entrevista…