Os sinais do relacionamento abusivo, discretos ou não, podem ser diferentes em cada relação, mas em geral, deixam as pessoas confusas e amedrontadas. Esse tipo de relacionamento, costuma atingir mais adolescentes e jovens adultos. A DayOne, é uma organização americana que busca ajudar pessoas que não sabem como se comportar em tais situações ou precisam entender melhor pelo o que estão passando, e fez um curta para ilustrar, em pouco mais de 2 minutos, como esses casos costumam acontecer.
Geralmente, no começo, os parceiros costumam ser muito carinhosos e enchem a parceira de atenção. Isso faz com que a pessoa se apegue muito ao amante, o que pode, com o tempo, afastá-la de amigos e até familiares. Muitas vezes, mesmo sabendo do histórico da pessoa, nos iludimos pensando “Comigo Ele Será Diferente”.
Além disso, a pessoa abusiva, começa a demonstrar o ciúme e o nervosismo, traz conflitos para o casal e normalmente faz com que a pessoa oprimida se sinta culpada, sem entender direito como as coisas aconteceram.
Toda a trama foi mostrada ao som da música “Walking On Sunshine”, enquanto as cenas felizes vão se tornando tristes. Ao fim do curta, a Day One alerta “1 em cada 3 jovens diz ter sofrido algum tipo de abuso em seus namoros”. Apesar de ser um estudo americano, os números também refletem a realidade brasileira, onde 3 a cada 5 mulheres já foram vítimas de abusos em relacionamentos, segundo a ONU.
Assista a animação logo abaixo:
Se você passa por isso, ou conhece alguém que esteja passando, esses textos podem te ajudar:
Vivemos na era digital, um tempo em que a informação está ao alcance de um…
Relacionamentos são fontes de alegria, apoio e cumplicidade, mas quando um relacionamento se torna tóxico,…
Se você está lendo isso, talvez esteja buscando respostas, talvez esteja sentindo o peso invisível…
As questões da violência contra a mulher, a culpabilização da vítima, a impunidade do agressor,…
O não reconhecimento da gravidade das violências contra as mulheres, corrobora para que a situação…
Içami Tiba foi um médico psiquiatra, colunista, escritor de livros sobre Educação, familiar e escolar,…