Atualizada em 17 de janeiro de 2020, às 17h02min
A Austrália foi devastada pelos piores incêndios florestais vistos em décadas, com grandes áreas do país queimadas pelo fogo desde o início da temporada de incêndios, no final de julho.
Ao menos 29 pessoas morreram em todo o país. Somente em Nova Gales do Sul, mais de 3 mil casas foram destruídas ou danificadas. Especialistas estimam em um bilhão o número de animais mortos por conta do fogo.
O fenômeno foi agravado seriamente pelo calor e seca persistentes, e muitos apontam as mudanças climáticas como um fator que faz com que os desastres naturais sejam ainda piores.
As temperaturas caíram: dos 40 graus foram registrados picos em torno aos 17 graus. Em Victoria, houve uma bomba d’água de verdade, como mostram as imagens que vêm da mídia local.
Segundo o jornal Daily Mail, os australianos devem comemorar, pois há previsão de mais chuva para o fim de semana, com a mais chance de precipitações nas regiões em torno de Sydney, na costa Norte de NSW e em Brisbane. Apesar das comemorações os meteorologistas mantém os pés no chão. As chuvas são passageiras e as temperaturas devem aumentar já a partir da próxima semana. Mais de trinta pessoas morreram e mais de um bilhão de animais foram queimados, 2 mil casas foram destruídas e cerca de 8,4 milhões de hectares de floresta foram perdidos.
Mas o vislumbre de esperança deixou o mundo enternecido e contente nesta sexta-feira 17 de janeiro.
Vivemos na era digital, um tempo em que a informação está ao alcance de um…
Relacionamentos são fontes de alegria, apoio e cumplicidade, mas quando um relacionamento se torna tóxico,…
Se você está lendo isso, talvez esteja buscando respostas, talvez esteja sentindo o peso invisível…
As questões da violência contra a mulher, a culpabilização da vítima, a impunidade do agressor,…
O não reconhecimento da gravidade das violências contra as mulheres, corrobora para que a situação…
Içami Tiba foi um médico psiquiatra, colunista, escritor de livros sobre Educação, familiar e escolar,…