Visando a valorização da rica e milenar cultura indígena, a Unesco acaba de disponibilizar, gratuitamente, 92 produções audiovisuais que abordam a diversidade linguística e cultural dos índios da América Latina e Caribe. Disponibilizados em uma playlist no YouTube da organização, a seleção do Festival de Cinema Indígena Online, tem como foco a preservação da diversidade desta cultura, cada vez mais ameaçada e abafada.
Os filmes foram feitos por diretores de diversos países, entre eles Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, El Salvador, México e Peru. Os principais assuntos abordados foram meio ambiente, educação, consumo sustentável, preservação do patrimônio cultural e natural, e o empoderamento das mulheres indígenas.
Somente no Brasil, atualmente existem mais de 150 línguas e dialetos indígenas. A triste notícia é que as línguas nativas de tribos indígenas estão entre as mais ameaçadas de extinção no mundo, dado que nos relembra a importância de manter este legado. Diversas destas línguas estão presentes no acervo, disponível no Youtube com legendas em inglês e espanhol. Preservar este patrimônio é preciso, e mais do que isso, é urgente.
Confira as obras da mostra clicando aqui ou abaixo:
Foto de capa: The Brasilians
Vivemos na era digital, um tempo em que a informação está ao alcance de um…
Relacionamentos são fontes de alegria, apoio e cumplicidade, mas quando um relacionamento se torna tóxico,…
Se você está lendo isso, talvez esteja buscando respostas, talvez esteja sentindo o peso invisível…
As questões da violência contra a mulher, a culpabilização da vítima, a impunidade do agressor,…
O não reconhecimento da gravidade das violências contra as mulheres, corrobora para que a situação…
Içami Tiba foi um médico psiquiatra, colunista, escritor de livros sobre Educação, familiar e escolar,…