Texto de Tarsila Döhler, via Hypeness
A catedral de Notre-Dame, em Paris, foi atingida por um incêndio de largas proporções na tarde desta segunda-feira (15). Os bombeiros estão operando no local e, até o momento, caracterizam o ocorrido como um acidente.
A catedral de Notre-Dame começou a ser construída em 1163. Em estilo gótico, é considerada uma das mais tradicionais e antigas da capital francesa. Situada na famosa Île de la Cité, a catedral fica rodeada pelas águas do rio Sena, é um dos maiores símbolos franceses.
Na última sexta-feira (12), 16 estátuas foram retiradas dos telhados da catedral e encaminhadas para restauração. Até agora não se sabe se isso teria alguma ligação com o incêndio.
La flèche vient de tomber … pic.twitter.com/OQGuGfsaI0
— Bastien Tbr (@tbr_bastien) April 15, 2019
Em função do ocorrido, o presidente da França adiou um pronunciamento que daria hoje e deixou uma mensagem em seu Twitter:
Notre-Dame de Paris en proie aux flammes. Émotion de toute une nation. Pensée pour tous les catholiques et pour tous les Français. Comme tous nos compatriotes, je suis triste ce soir de voir brûler cette part de nous.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) April 15, 2019
“A catedral Notre-Dame vítima das chamas. Emoção de toda uma nação. [Envio] pensamentos para todos os católicos e todos os franceses. Como todos os nossos compatriotas, estou triste esta noite de ver queimar essa parte de nós”.
A prefeita da Paris, Anne Hidalgo, também se manifestou pela rede social:
Un terrible incendie est en cours à la cathédrale Notre-Dame de Paris. Les @PompiersParis sont en train de tenter de maîtriser les flammes. Nous sommes mobilisés sur place en lien étroit avec le @dioceseParis. J'invite chacune et chacun à respecter le périmètre de sécurité. pic.twitter.com/9X0tGtlgba
— Anne Hidalgo (@Anne_Hidalgo) April 15, 2019
“Um incêndio terrível está acontecendo na Catedral de Notre-Dame. Os bombeiros de Paris estão tentando dominar as chamas (…) Peço a todos que respeitem o perímetro de segurança“, escreveu a prefeita.
A área do incêndio, que afeta a torre central da construção e as duas torres dos sinos, estava isolada às 15h30 (de Brasília). Não há feridos até este momento, segundo Laurent Nunez, secretário de Estado no Ministério do Interior.
A Defesa Civil francesa diz que não pode utilizar aviões cortafogo. Pelas redes sociais, o órgão informou que o despejo de água por aeronaves do tipo “poderia levar ao colapso integral da estrutura”.
Fatos históricos
A catedral começou a ser construída em 1163 e só foi concluída 180 anos depois. A Igreja, erguida em homenagem a Nossa Senhora (o nome da igreja em francês).
Durante as Cruzadas, ainda com a obra em andamento, a Notre-Dame já atraía cavaleiros medievais, que passavam por lá para pedir proteção antes de partir para o Oriente.
Em 1431, Henrique 6º, da Inglaterra, foi coroado rei da França mesmo sendo um menino de 10 anos e em graves problemas de saúde.
Famosa por suas gárgulas, consideradas as protetoras da igreja contra espíritos malévolos, a Notre-Dame foi saqueada e passou por ameaças de demolição durante a Revolução Francesa (1789-1799).
Em 1804, Napoleão foi coroado imperador dentro dela, ao som dos tubos do grande órgão da catedral.
FONTE: HYPENESS