Michelle e o ex-presidente Barack Obama estão juntos há mais de 26 anos e têm duas filhas. São quase três décadas de um casamento que superou provações e holofotes. O casal Obama é inspiração para muitos que buscam um relacionamento saudável. E Michelle afirma que mesmo relacionamentos saudáveis também têm momentos difíceis de superar e eles também, muitas vezes, precisam de ajuda profissional.
O Portal Raízes extraiu de várias fontes (vide rodapé) excertos de entrevistas onde Michelle Obama fala de seu relacionamento. Confira:
“O casamento é uma escolha que você faz todos os dias. Você não faz isso porque é fácil. Você faz isso porque acredita no relacionamento, acredita na outra pessoa. E é por isso que é tão importante casar com alguém que você respeita. É importante casar com alguém que é igual a você. Casar e estar com alguém que deseja que você realize o quanto você quer realizar”.
Relacionamento é feito de duas pessoas, as duas contribuem para o sucesso ou para o fracasso
“Meu marido é meu companheiro de equipe. Se vamos ganhar este jogo juntos, ele tem que ser forte e ele tem que estar bem comigo sendo forte. Eu não quero um jogador fraco no meu time, nem ele. Mas, às vezes, nós nos sentimos fracos porque parece fácil. E seja cauteloso com o homem ou a mulher que quer apenas a pessoa fácil”.
As mulheres precisam aprender a se colocarem em primeiro lugar
“Somos as primeiras a cuidar de nossos amigos, familiares, colegas de trabalho, mas somos as últimas em nossa própria lista. A boa notícia é que podemos fazer uma mudança. Eu vi isso em minha própria vida. E isso começa com todas nós como mulheres, pesquisando em nós mesmos e em nossas histórias – e compartilhando o que aprendemos umas com as outros. Então, eu quero ouvir de você! O que você faz para se tornar mais prioritária?”.
Terapia de casais é um caminho onde aprendemos a falar sobre nossas diferenças
Durante entrevista no programa de televisão matinal Good Morning America e também durante a divulgação de seu livro, “Minha História” (“Becoming”), que foi lançado mundialmente no dia 13 de novembro de 2018, Michelle afirmou ter recorrido a aconselhamento matrimonial “um punhado de vezes”:
“Aconselhamento matrimonial, para nós, era um daqueles caminhos com os quais aprendemos a falar sobre nossas diferenças. Eu conheço muitos casais jovens que sofrem e pensam que, de alguma maneira, há algo errado com eles. Quero que eles saibam que nós trabalhamos o nosso casamento e procuramos ajuda profissional com o nosso casamento quando precisamos. Momentos de dificuldades no relacionamento são oportunidades para conhecermos melhor a nós mesmos. O que eu aprendi sobre mim, foi que a minha felicidade dependia de mim e passei a me exercitar mais, comecei a pedir ajuda, não apenas dele (Barack), mas também de outras pessoas. E assim parei de me sentir culpada por tudo que não estava dando muito certo”.
Fontes pesquisadas: Marie Claire; Folha São Paulo; Uol; GMA