Você faz faxina em seu escritório, em sua bolsa, em sua casa, mas não faz um faxina em tudo que perturba a sua alma. Você não desliga a sua mente, não gerencia seus pensamentos e vive fazendo o velório antes do morto. O que isso significa? Significa sofrer por antecipação, viver problemas que ainda não ocorreram e que talvez nem ocorram.

A vida já tem a suas complicações e, como sua mente está continuamente agitada, você a complica ainda mais. Se esse for o seu caso, você está com a mais comum e moderna síndrome psíquica: a SPA – Síndrome do Pensamento Acelerado. Quando pesquisei essa síndrome, descobri que nem sempre ela representa uma doença psíquica, mas um estilo doentio de vida. Como é o seu estilo de vida?

As características dessa síndrome são: pensamento acelerado, fadiga excessiva, irritação, déficit de concentração, déficit de memória, insatisfação consigo mesmo, humor flutuante, etc. O ritmo de construção do pensamento do homem moderno acelerou muito em um século. As causas? O excesso de informações, de estímulos, de estresse e de preocupações sociais.

Então, como você não gerencia e nem aquieta seus pensamentos, seu cérebro começa a lhe proteger. Como? Se desligando. Sua memória fica péssima. E você e alguns médicos desinformados começam a achar que você está com alterações cerebrais. Na realidade, nosso cérebro tem mais juízo do que nós mesmos. Ele fecha as janelas da memória para pensarmos menos e gastarmos menos energia.

Será que, devido à SPA, você não envelheceu no único lugar em não é permitido envelhecer, no território da emoção? Será que você não se aprisionou no único lugar em que jamais deveria ser cativo, no palco de sua mente? Se você estiver se sentindo aprisionado, não desanime, pois destino não precisa ser fato inevitável, mas uma questão de escolha. Opte por se libertar do cárcere da emoção. Como?

Como amenizar os impactos da ansiedade

Jesus, o homem mais inteligente da história, abordou sobre os aspectos da ansiedade. Eu,que fui um dos maiores ateus que já pisou nessa terra, fiquei espantado quando o estudei sob os ângulos da psiquiatria, psicologia, sociologia e psicopedagogia, como esse homem antecipou dois mil anos a ansiedade.

Jesus disse em Mateus 6:25: “Não estejais ansiosos quanto à vossa vida”. Eu me perguntava: que homem é esse que falava de uma patologia que assombraria o ser humano na era moderna? E não apenas isso, ele falou de algumas ferramentas, dentre elas a mais importante: não antecipe o problema. Ou seja, uma pessoa que sofre pelo futuro, é escravizada pelo presente.

Estamos propondo algumas técnicas:

  1. Contemplar o belo, fazendo das pequenas coisas um espetáculo aos olhos (Por exemplo: instantes junto à natureza sem o uso de tecnologias).
  2. Não trair o essencial. Não trair o essencial é não trair a sua cama(seu sono), não trair os seus finais de semana, não trair o tempo com as pessoas que lhes são mais caras e nem trair o tempo consigo mesmo.
  3. Tornar a prática de exercícios físicos o seu estilo de vida. Se mexa. Seja fazendo caminhadas aceleradas para oxigenar o coração e cérebro, seja musculação, ioga, dança, natação, esportes… A única coisa que você não deve fazer por si mesmo, é fazer nada.
  4. Abraçar mais e julgar menos: elogie mais e critique menos, não aponte as falhas das pessoas. Quem aponta muitas falhas está mais apto para consertar máquinas do que a lidar com pessoas.

Excertos dos livros “Você é insubstituível” e “O homem mais inteligente do mundo”.  E do vídeo A doença que nenhum médico cura – publicado no Facebook do doutor Augusto Cury






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.