Psicologia e Comportamento

“Se você amou muito um lugar não faça a besteira de visitá-lo”

Você já considerou qual é a influência das memórias para a percepção de seu momento presente? O filósofo alemão Arthur Schopenhauer afirmou que as memórias têm o poder de moldar as experiências. Isso significa que, assim como lembranças negativas podem gerar traumas, lembranças positivas podem influenciar na sensação de felicidade. Relembrar bons momentos pode ajudar a passar por fases complicadas da vida pela simples conexão com os sentimentos daquele instante.

Há contudo, um encargo: o perigo de se ficar preso ao passado e não avançar sobre perspectivas de bem-estar do presente e do futuro. Sobre isso, o mestre Rubem Alves nos propõe a seguinte reflexão: “Se você amou muito um lugar, não faça a besteira de visitá-lo. Porque você vai pensando que encontrará o tempo, mas o tempo não está mais lá. É melhor você ficar com a imagem na sua cabeça: ‘eu não pertenço a este lugar, esse lugar não me pertence mais'”.

Rubem Alves sugere que não devemos visitar o lugar onde fomos felizes, por que, segundo ele, a felicidade não está naquele lugar, mas sim, no tempo que não existe mais. O mestre sugere que a felicidade deve ser construída no presente, pois ele é tudo que temos de verdade. As lembranças felizes são importantes para nos livrar da desesperança momentânea, mas permanecer nesse lugar não é saudável.

Cada instante de vida que passou, que se transformou em lembranças boas ou ruins, fizeram de nós quem somos. Sigamos pois, adiante! Positivando as experiências vividas com alegria e gratidão. E buscando sempre olhar adiante com esperança e amor pela vida que acontece agora.

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

“Pais que sabem que aprendizagem não é distração, não permitem que a internet se torne brinquedo de criança”

Vivemos na era digital, um tempo em que a informação está ao alcance de um…

3 dias ago

11 sinais de que seu relacionamento pode estar te causando depressão, segundo estudos

Relacionamentos são fontes de alegria, apoio e cumplicidade, mas quando um relacionamento se torna tóxico,…

1 semana ago

A Terapia Cognitivo-Comportamental: Um Caminho de Esperança para a Depressão e Ansiedade – Aaron T. Beck

Se você está lendo isso, talvez esteja buscando respostas, talvez esteja sentindo o peso invisível…

3 semanas ago

10 Razões Pelas Quais a Violência Contra a Mulher Ainda é um Problema Estrutural

As questões da violência contra a mulher, a culpabilização da vítima,  a impunidade do agressor,…

4 semanas ago

8 de março: violência e o menosprezo pela condição feminina ainda precisam ser superados

O não reconhecimento da gravidade das violências contra as mulheres, corrobora para que a situação…

4 semanas ago

Pais que não disciplinam os filhos terão que sustentá-los a vida toda – Içami Tiba

Içami Tiba foi um médico psiquiatra, colunista, escritor de livros sobre Educação, familiar e escolar,…

1 mês ago