Psicologia e Comportamento

Quem te ama de verdade nunca vai te prender, sempre te ajudará a voar

Quando falamos de amor e amizade pensamos estar pactuado que, entre as pessoas envolvidas, existe um acordo de que trabalharão em prol do outro com a intenção plena de ajudá-lo a voar ou em servir de apoio para ele alcançar os seus sonhos. E, em caso de não tê-los, procurar juntos no sentido de que o outro se apaixone de tal forma com a vida que lhe seja inevitável sonhar. Esta é uma prova de bons sentimentos.

Muitas vezes encontramos o amor e a amizade em pessoas que nos impedem de voar e ainda querem cortar nossas asas. Este tipo de pessoas diz que não somos capazes de voar sozinhos. Daí, simplesmente, aprisiona nossa vontade para que sejamos impedidos.

De um modo geral este amor ou amizade é uma cobertura ou um disfarce da insegurança, do medo e do ciúme de ver o outro crescer. Quem diz que ama com pensamento egoísta esconde o temor que o faz pensar que, se permitir que voemos alto, estará nos afastando para sempre do seu convívio. Por essas causas se sente mais seguro quando nossos sonhos estão presos, sob o controle dele. Com isso sente-se mais tranquilo, confortável. A tal ponto que o leva a pensar assim: “Se não pode voar por causa dos seus medos, desejará ter copiloto para sua vida. Por isso vou ajudá-lo a alcançar o que quer, a chegar aonde sempre queria estar, mas será por minha causa que vai conseguir”.  É uma forma de maquiar o que está na alma.

Impor limites a quem amamos para nos fazer sentir melhor é uma das atitudes mais egoístas que podemos ter. Amar alguém é justamente agir de forma diferente. É impulsioná-lo a voar cada vez mais alto. Precisas saber que o voo de quem ama é voo com “efeito bumerangue”; vai, mas volta. Mas que isso não seja motivo de frustração, de medo, e do desejo de que a vontade do outro vai passar. E, muito menos, que esta forma de agir não seja movida pela inveja, pois este é um jeito de quem te prende e não te ama. Por isso dê à outra pessoa boas condições para ela voar. Na aviação há um dizer muito interessante: O melhor dia para voar é quando tem “céu de brigadeiro”: A expressão significa um céu sem nuvens ou um céu limpo; brigadeiro porque na aeronáutica convencionou-se de que o comandante – brigadeiro do ar – só viaja com o céu nestas condições.

Muitas vezes, apenas pela necessidade de controlar, de sentir que somente ele tem poder para voar, o outro limita e sabota a nossa chance, talvez a única que tivemos na vida. Ocorre com frequência que, diante da falta de objetivos na vida, a outra pessoa deseja, simplesmente, destruir os nossos desejos e permanecer em sua zona de conforto.  

A capacidade de sabotar a vida de alguém que deseja se superar pode tomar rumos imprevisíveis. Primeiro aquele outro diz que não temos capacidade necessária para voar, que é muito cedo, que somos jovens ou muito velhos para fazer alguma coisa. Noutras vezes diz que a oportunidade já passou, que as coisas mudaram para pior, que vamos nos sacrificar para conseguir algo sem valor. Enfim, vai usa milhões de argumentos para desmotivar quem já assumiu suas asas e está consciente de que elas podem voar.

Por causa desses motivos rodeia-te somente de pessoas que te aprovem, que te impulsionem e te motivem. Rodeia-te de quem te ama, respeita a tua vontade de voar, de brilhar como as estrelas, por tua própria luz.

Publicado originalmente em Rincón del Tibet – Tradução livre de Doracino Naves especial para o Portal Raízes

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

A remissão da fibromialgia pode estar relacionada ao que você come

Qual alimentação você prefere: a que inflama ou a desinflama? A remissão da fibromialgia, e…

1 dia ago

“Decidi envelhecer com dignidade, humor e serenidade” – Julia Roberts

Julia Roberts, atriz, ganhadora de um Oscar e três Globos de Ouro, em uma entrevista…

3 dias ago

A Força de Ser: O Legado de Audre Lorde na Luta pela Equidade e Autonomia das Mulheres

A luta das mulheres por equidade de direitos é uma constante na história mundial, refletindo…

5 dias ago

“Nós não somos. Estamos sendo. Pare de querer ser uma rocha. Aceite que você é um rio” – Alejandro Jodorowsky

Alejandro Jodorowsky é um artista chileno conhecido por sua vasta obra como cineasta, escritor, poeta,…

6 dias ago

O investimento que se faz hoje na formação e saúde dos professores se converterá em qualidade no futuro das crianças.

“É necessário maior atenção por parte do Ministério da Educação (MEC) na carga horário dos…

7 dias ago

5 Práticas Simples de Organização e Limpeza para Pessoas Desorganizadas

Manter um ambiente limpo e organizado vai além da estética: essa prática também traz impactos…

1 semana ago