Um dos educadores e filósofos mais conceituados da contemporaneidade, professor Mario Sergio Cortella, faz nesta síntese uma importante reflexão acerca da educação x escolarização, durante o período de pandemia. Nós do Portal Raízes fizemos um resumo das assertivas principais:
Cortella explica que não podemos misturar o conceito de educação com o conceito de escolarização. Porque educação é um processo que não cessa nunca, o que cessou nesse tempo de afastamento, de quarentena, foi somente a escolarização no sentido usual, presencial. A educação se dá o tempo todo. Ele assegura que os professores e as professoras (por causa das exigências da pandemia) passaram a ter uma experiência de trabalho 4 vezes mais desafiadora e que precisaram se reinventar para isso.
Cortella diz ainda que a escola é uma experiência de encontro, de convivências e não pode ser jamais substituída por uma educação à distância. E esse tipo de educação no contexto atual é apenas emergencial. Em suma, o mestre, enfatizou que no pós pandemia a educação, seja á distância ou presencial, precisará passar um processo transformador que possa dar prioridade à inclusão de pessoas que não tiveram e não têm acesso aos meios virtuais de ensino-aprendizagem. Confira o vídeo na íntegra.
"A alma da fome é política", dizia Herbert José de Sousa, o Betinho (capa), ao…
O sociólogo polonês Zygmunt Bauman (1925/2017), autor de mais de trinta obras publicadas no Brasil,…
Neste 20 de novembro de 2024 é a primeira vez em que esta dada é…
Qual é o lugar que a população negra ocupa no Brasil de hoje depois de…
Geneticamente falando, a cor da pele difere entre clara, escura, muito clara, muito escura. Enfim,…
A fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por dor musculoesquelética generalizada, fadiga, sono não reparador…