Psicologia e Comportamento

5 coisas que você precisa fazer para ter a sabedoria dos gênios e viver muito mais

Michelangelo, Verdi e Picasso  são longevos famosos que foram criativos até o final da vida. Uma chave é a genética, mas ser otimista influi mais do que imaginamos. O que eles têm em comum ? Não é apenas a genialidade que os une. Todos eles viveram muitos anos e estiveram criando até o final de suas vidas.

1 – Mantenha a sua mente sempre em produtividade criativa

Michelangelo, já em sua nona década, projetou a cúpula da basílica de São Pedro. Verdi, aos 80, compôs Falstaff, uma das suas melhores óperas. Picasso continuou trabalhando de modo incansável praticamente até o dia da sua morte, aos 91 anos. O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer continuou na ativa mesmo depois de centenário; e o cineasta português Manoel de Oliveira, que morreu no ano passado aos 106, rodou seu último filme um ano antes. Incrível, não? 

Segundo a filóloga Gloria Méndez, não é preciso ter qualidades especiais para gozar de uma vida plena: “É totalmente democrático, não há exceções. Todo mundo pode fazer com que sua vida tenha mais vida dentro dela. Estar 100% vivo depende só de nós mesmos”.

Perguntado sobre qual é o segredo para uma vida longa, psiquiatra Jesús Fraiz responde que o otimismo é um forte senso de propósito em suas vidas. “Há pessoas que aos 70 anos começam a pintar, escrever, fazer fotografia, passear pelo campo… Tem a ver com as inquietações. Muitos morrem porque não sabem aproveitar. E há casos de gente que passa por situações terríveis e mesmo assim consegue se recuperar. A mera esperança é um incentivo para viver mais. Como se dissessem a si mesmos: ‘Hoje não me rendo, talvez amanhã ou depois, mas hoje não’”.

2 e 3 – Tenha amor pela vida e pratique o desapego

Independentemente da longevidade de cada, a filosofa Mónica Cavallé observa que as pessoas que vivem de forma mais plena são aquelas movidas pelo amor, não pelo medo; movidas pelo afã de crescer, de se aventurar e de se redescobrir; as que assumem que as perdas e ganhos são indissociáveis do fato de estar vivo, e experimentaram o poder transformador das perdas; as que perseguem sua felicidade individual, mas também se entregam a valores e causas maiores que si mesmas. E aquelas que são espiritualmente ricas e não temem o passar do tempo, despedindo-se com elegância de tudo aquilo que os anos levam consigo.

4 e 5 – Viva suas alegrias intensamente e seja sempre grato

  • Encontre o sentido. Saiba que tudo o que acontece com você tem um sentido. Você está em todas as coisas que lhe acontecem, porque elas têm algo a ver com você. Pergunte-se: “Que sentido darei a isto?”.
  • Para que isso aconteceu comigo? De vez em quando, pergunte-se isso em vez de “Por que comigo?”. O “por que” se presta ao drama, o “para que” se conecta à utilidade do que acontece na sua vida.
  • Deixe de procrastinar. Não adie nada e comece já, porque talvez o amanhã não chegue nunca. Faça o que tiver que fazer, em pequenas doses, mas aja. Não espere.
  • Tenha sonhos. Seja ambicioso, não se conforme com projetos pequenos, porque estes não alimentam. Seu desejo de chegar a algo grande é o que realmente lhe dará o combustível para viver intensamente.
  • Conecte-se com a gratidão. Sempre há algo pelo que ser grato. A gratidão conecta você com o que você gosta na vida. Pense “Que bom… que eu pude fazer algo… que eu recebi um telefonema”. A soma de vários “que bom que” produz o hormônio da satisfação.
Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

Redes sociais não são laços sociais: rede é desconectável, mas os laços são eternos – Zygmunt Bauman

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman (1925/2017), autor de mais de trinta obras publicadas no Brasil,…

9 horas ago

Negro ou Preto? É preto – Por Nabby Clifford

Neste 20 de novembro de 2024 é a primeira vez em que esta dada é…

2 dias ago

O dia 20 de novembro e o mito da democracia racial no Brasil

Qual é o lugar que a população negra ocupa no Brasil de hoje depois de…

2 dias ago

“Não é a raça que produz o racismo, é o racismo que separa os seres em raças” – Mia Couto

Geneticamente falando, a cor da pele difere entre clara, escura, muito clara, muito escura. Enfim,…

3 dias ago

A remissão da fibromialgia pode estar relacionada ao que você come

A fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por dor musculoesquelética generalizada, fadiga, sono não reparador…

4 dias ago

“Decidi envelhecer com dignidade, humor e serenidade” – Julia Roberts

Julia Roberts, atriz, ganhadora de um Oscar e três Globos de Ouro, em uma entrevista…

6 dias ago