Psicologia e Comportamento

Ficar perto de pessoas que só reclamam esgota nossas energias

Todos nós temos um amigo ou amiga que reclama o dia todo. O clima, a vida, o trabalho ou o filme que viu ontem podem ser uma razão para essas pessoas estarem em profunda discordância com todos e até com elas mesmas. Enquanto há pessoas que só fazem questionar, há outros que se gastam vomitando palavras de negatividade e ódio.

Pois bem, estar em contato com uma pessoa negativa por mais de 30 minutos faz com que os neurônios no hipocampo do cérebro se descolem e é precisamente esta parte do cérebro a utilizada para resolver os problemas, então começamos a pensar que tudo está se tornando um desastre.

As dicas a seguir podem ajudá-lo a saber o que fazer se você tiver uma pessoa negativa ao seu lado:

1. Tome distância

A primeira coisa que você deve fazer é fugir dessa pessoa. Sim, isso mesmo. É necessário que você se distancie e mantenha as pessoas negativas o mais longe possível, porque essas pessoas têm esse dom de transformar um dia normal em um dia terrível. Além disso, elas estão tomando toda a energia que você poderia gastar fazendo planos ou relaxando contemplando uma bela paisagem.

2. Defina limites

Com calma, respeito e equilíbrio, é necessário estabelecer limites para as pessoas que, com algumas de suas declarações, sempre tentam prejudicar.

3. Exija uma solução

Para cada problema mínimo, essa pessoa fará uma tempestade em um copo de água. Portanto, a melhor coisa que você pode fazer é pedir uma solução a respeito. Diga-lhes que devem consertar esse problema para que, em vez de reclamar o tempo todo, eles possam encontrar um meio de resolver o que os aflige tanto.

4. Mostre a pessoa que o problema é dela, não seu

Por trás de uma pessoa negativa você sempre encontrará derrota e baixo valor para desfrutar das coisas positivas da vida. Quando ela fizer comentários negativos, comece a sorrir e diga-lhe que, às vezes, “apenas as pessoas positivas conseguem as coisas e apreciam a vida”.

5. Respire

Para que a energia negativa não atinja o seu corpo, inspire profundamente e exale todo esse sentimento tóxico. Com o oxigênio circulando através de seu corpo, você começará a produzir endorfinas e, portanto, felicidade.

6. Use técnicas mentais

No primeiro ponto nós recomendamos que você evite pessoas negativas, mas se em um momento você estava distraído e não podia escapar, você só tem que usar técnicas mentais para bloqueá-las e assim salvar seus neurônios.

7. Observe seus pensamentos

Tente observar seu comportamento e o que você pensa ao longo do dia para se manter positivo. Como a atitude negativa, a atitude positiva também é pegajosa. Procure aproximar-se de pessoas que tenham essas características e dedique um tempo para observar as coisas boas que o cercam: leia, ouça música alegre e, resumidamente, como dissemos ao longo deste artigo, tire distância das pessoas negativas.

Fonte: El librero de Gutenberg

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

“Pais que sabem que aprendizagem não é distração, não permitem que a internet se torne brinquedo de criança”

Vivemos na era digital, um tempo em que a informação está ao alcance de um…

3 dias ago

11 sinais de que seu relacionamento pode estar te causando depressão, segundo estudos

Relacionamentos são fontes de alegria, apoio e cumplicidade, mas quando um relacionamento se torna tóxico,…

1 semana ago

A Terapia Cognitivo-Comportamental: Um Caminho de Esperança para a Depressão e Ansiedade – Aaron T. Beck

Se você está lendo isso, talvez esteja buscando respostas, talvez esteja sentindo o peso invisível…

3 semanas ago

10 Razões Pelas Quais a Violência Contra a Mulher Ainda é um Problema Estrutural

As questões da violência contra a mulher, a culpabilização da vítima,  a impunidade do agressor,…

3 semanas ago

8 de março: violência e o menosprezo pela condição feminina ainda precisam ser superados

O não reconhecimento da gravidade das violências contra as mulheres, corrobora para que a situação…

4 semanas ago

Pais que não disciplinam os filhos terão que sustentá-los a vida toda – Içami Tiba

Içami Tiba foi um médico psiquiatra, colunista, escritor de livros sobre Educação, familiar e escolar,…

4 semanas ago