A aceitação, a alegria e o entusiasmo são os três conselhos para ser feliz, segundo Eckhart Tolle. Estes três caminhos representam as formas que a consciência tem de fluir através de nós para conseguir se expressar. Desse modo, tudo que nós fazemos que não provenha delas será o resultado do nosso ego, podendo se tornar disfuncional.
Eckhart Tolle é um escritor alemão considerado o autor espiritual mais popular dos Estados Unidos pelo jornal The New York Times. Em suas obras, podemos encontrar ensinamentos inspiradores sobre temas como o amor, a vida e a espiritualidade. Tudo com o objetivo de nos aproximar do estado de bem-estar e felicidade que tanto desejamos.
Tolle afirma ter experimentado um despertar espiritual aos 29 anos, depois de sofrer de longos períodos de depressão e estando quase a ponto de se suicidar. Em seu livro ‘O Poder do Agora’, ele enfatiza a importância de ser consciente do momento presente para ser feliz e não se perder nas armadilhas dos pensamentos. Em sua opinião, o presente é a porta de entrada para uma grande sensação de paz.
A mente é um instrumento excelente se for utilizada corretamente. Se ela for utilizada erroneamente, no entanto, se torna muito destrutiva. Para explicar com mais exatidão, geralmente nós não a utilizamos. Ela nos utiliza.
A maior parte do sofrimento que experimentamos é desnecessário. Através das expectativas e dos pensamentos desajustados repetidos o tempo inteiro, nós nos prejudicamos. É como se a nossa mente recriasse uma imagem distorcida daquilo que acontece e, a partir de então, nós agíssemos de forma paralela. Na verdade, se não tivermos consciência dela e não mudarmos os nossos esquemas mentais, voltaremos a criar esse mundo repetidamente.
Pois bem, você quer ouvir conselhos para ser feliz? Se a resposta é afirmativa, comece por esclarecer a quem pertence essa voz que não para de falar na sua cabeça. Ela é sua ou surge do seu cérebro primitivo? Aprender a ir além do seu pensamento, a transcendê-lo e questioná-lo, é fundamental para ter uma vida plena e sentir bem-estar.
Se os seus pensamentos possuem uma carga pesada do passado, você vai experimentar sempre a mesma coisa, porque o passado se repete pela ausência do presente. Portanto, pare e observe se esses pensamentos se encaixam com aquilo que você está fazendo agora mesmo.
A qualidade da nossa consciência através da aceitação, da alegria e do entusiasmo é o que modela a qualidade dos nossos pensamentos. Não é preciso vencê-los ou deixar de escutá-los, trata-se de dar a eles a importância adequada para ser feliz, segundo Eckhart Tolle.
Seus pensamentos são só isso, crenças. Apenas 20% deles chegarão a se transformar em realidade. Portanto, seja capaz de ir além, observe a realidade, e não se deixe ameaçar por esses medos e temores fantasiados de pensamentos. Nada do que aconteceu no passado pode impedi-lo de estar no presente, e se o passado não pôde evitar que você estivesse no momento presente, que poder ele tem?
Limite a sua vida até este momento. Sua vida pode estar cheia de problemas, a maioria das vidas estão, mas investigue se você tem um problema neste momento. Você tem um problema agora mesmo?
Como ser feliz? Esta pergunta perseguiu Eckhart Tolle durante muito tempo. O ruído da sua mente foi aumentando até que ele ficasse preso entre tanta angústia e ansiedade que ela colapsou. A voz mental que tanto o amedrontava se silenciou e os seus pensamentos deixaram de fazê-lo sofrer. Os intervalos de silêncio entre os pensamentos aumentaram, e a paz e a quietude se estabeleceram na sua vida, trazendo-lhe um novo conceito de alegria.
As suas ferramentas para chegar a esse estado de bem-estar são uma correta aceitação de si mesmo e da vida, sem beirar o conformismo. Uma adequada interpretação da alegria, de onde deve nascer toda a felicidade, e um entusiasmo que nos faça entender que estar vivos é o maior presente.
Ser feliz, segundo Eckhart Tolle, não é outra coisa além de entender que estar vivos é o maior presente.
Por último, não podemos esquecer que o mais importante para percorrer estes três caminhos para o despertar da felicidade é o fio condutor do presente. Afinal, sempre podemos enfrentar o momento presente, mas não aquilo que é somente uma projeção da mente. Por esta razão, não podemos enfrentar nem o passado, nem o futuro, porque eles são a fonte da infelicidade. Atreva-se a caminhar pelo terreno do hoje!
A vida lhe dará a experiência mais útil para a evolução da sua consciência. Como você vai saber que esta é a experiência de que precisa? Devido ao fato de que esta é a experiência que está tendo neste momento.
Fonte: A mente é maravilhosa
Qual alimentação você prefere: a que inflama ou a desinflama? A remissão da fibromialgia, e…
Julia Roberts, atriz, ganhadora de um Oscar e três Globos de Ouro, em uma entrevista…
A luta das mulheres por equidade de direitos é uma constante na história mundial, refletindo…
Alejandro Jodorowsky é um artista chileno conhecido por sua vasta obra como cineasta, escritor, poeta,…
“É necessário maior atenção por parte do Ministério da Educação (MEC) na carga horário dos…
Manter um ambiente limpo e organizado vai além da estética: essa prática também traz impactos…