O atual Dalai Lama, Prêmio Nobel da Paz em 1989, conhecido por suas décadas de luta pela autonomia do Tibete, convocou pessoas do mundo todo para combater a pandemia do novo coronavírus por meio do que ele chamou de “genuíno senso de responsabilidade universal”. O excerto abaixo é de His Holiness the Dalai Lama’s Message for Earth Day – Tradução e livre adaptação, Portal Raízes. Confira:
“No meio dessa batalha, somos lembrados do valor da compaixão e do apoio mútuo. A atual pandemia global ameaça a todos nós, sem distinções de raça, cultura ou gênero, e nossa resposta deve ser como uma única humanidade, atendendo às necessidades mais essenciais de todas. Garantir que os doentes e os prestadores de cuidados de saúde em todo o mundo tenham acesso às necessidades fundamentais de água potável e saneamento adequado para impedir a propagação descontrolada de doenças. Higiene é uma das bases de cuidados de saúde eficazes”.
Oração não é suficiente
“Estamos todos preocupados com o futuro e nossos entes queridos, mas oração não é suficiente. Esta crise mostra que todos devemos assumir a responsabilidade. Precisamos reconhecer a coragem que médicos e enfermeiros estão demonstrando com a ciência para começar a mudar essa situação e proteger nosso futuro de mais ameaças desse tipo. O surto deste terrível coronavírus mostrou que o que acontece com uma pessoa pode afetar em breve todos os outros seres. Mas também nos lembra que um ato compassivo ou construtivo, seja trabalhando em hospitais ou obedecendo à quarentena, tem o potencial de ajudar a todos”.
Devemos empregar ciência e engenhosidade humana com determinação e coragem para superar os problemas
“A tradição indiana antiga descreve a criação, permanência e destruição de mundos ao longo do tempo. Entre as causas dessa destruição estão conflitos armados e doenças, que parecem estar de acordo com o que estamos enfrentando hoje. No entanto, apesar dos enormes desafios que enfrentamos, os seres vivos, incluindo os humanos, mostraram uma capacidade notável de sobreviver”.
“Por mais difícil que seja a situação, devemos empregar ciência e engenhosidade humana com determinação e coragem para superar os problemas que nos confrontam. Diante de ameaças à nossa saúde e bem-estar, é natural sentir ansiedade e medo, no entanto, sinto grande consolo nos seguintes conselhos sábios para examinar os problemas diante de nós: se há algo a ser feito – faça-o, sem a necessidade de se preocupar, e se não houver nada a ser feito, se preocupar com isso não ajudará”.
Bloqueios e perda dos meios de subsistência
“Entendo que, como resultado dos bloqueios necessários em todo o mundo, muitas pessoas enfrentam enormes dificuldades devido à perda de meios de subsistência. Para aqueles sem renda estável, a vida é uma luta diária pela sobrevivência, e por isso peço sinceramente a todos os envolvidos que façam todo o possível para cuidar dos membros vulneráveis de nossas comunidades”.
Gratidão às equipes médicas
“Ofereço uma gratidão especial à equipe médica – médicos, enfermeiros e outras equipes de apoio – que estão trabalhando na linha de frente para salvar vidas com grande risco pessoal. Seu serviço é realmente compaixão em ação”.
(Excerto de A Special Message from His Holiness the Dalai Lama – Tradução e livre adaptação, Portal Raízes)
Leia também:
“Não Esperem A Ajuda De Deus Para Os Problemas Que Nós Mesmos Criamos”