De acordo com a informações do site INC, os fundadores das gigantes de tecnologia Microsoft e Amazon, Bill Gates e Jeff Bezos , seguem a “lei das primeiras coisas”. Essa regra diz que aquilo que você faz assim que acorda influenciará o resto do seu dia. Segundo os empreendedores, você pode se tornar uma pessoa matinal, se descobrir o quanto pode ser feito entre 5 e 7 horas da manhã. Ao cumprir as tarefas – não relacionadas ao trabalho – logo cedo, você criará uma rotina capaz de lhe tornar produtivo em termos gerais. É a “lei das primeiras coisas”.
Bill Gates diz que começa o dia na esteira assistindo a DVDs educacionais . O CEO do Twitter, Jack Dorsey, diz que faz meditação por 30 minutos e depois faz exercícios físicos. O empresário Howard Shultz gosta de acordar cedo para se exercitar, geralmente de bicicleta, antes de começar o trabalho. Jeff Bezos, presidente da Amazon, prefere não ter reuniões de negócios até cerca das 10 horas da manhã. Em vez disso, dedica tempo a outras coisas em casa.
A maioria de nós sai da cama, pega o telefone (não necessariamente nessa ordem) e começa a consumir imediatamente emails, notificações, twitter ou nossos feeds de notícias. Isso significa que, a partir do momento em que acordamos, já estamos respondendo às demandas externas de nossa atenção, em vez de criar intencionalmente espaço para nós mesmos, permitindo que nossos corpos e mentes se envolvam.
Esse espaço importa mais do que você imagina, e o que quer que você faça primeiro estabelece a direção que você segue ao longo do dia. Se essa coisa estiver respondendo a um e-mail de alguém que sinta necessidade urgente, você nunca poderá voltar às coisas importantes que precisava fazer.
Isso é especialmente importante quando você trabalha remotamente, como a maioria de nós faz agora. Não há limites físicos entre o local em que você mora e o local de trabalho, o que significa que é muito fácil permitir que os dois se esbatem. Em vez disso, concentre-se em começar o dia com algo diferente do trabalho. Você pode se surpreender com o quanto é feito.
A “lei das primeiras coisas” é especialmente importante no trabalho remoto. Sem divisões entre o lugar que vivemos e que trabalhamos, fica fácil para essas rotinas se misturarem. Comece seu dia com alguma tarefa que não tenha a ver com sua jornada profissional: isso lhe dará mais impulso para focar no trabalho na hora certa.
"A alma da fome é política", dizia Herbert José de Sousa, o Betinho (capa), ao…
O sociólogo polonês Zygmunt Bauman (1925/2017), autor de mais de trinta obras publicadas no Brasil,…
Neste 20 de novembro de 2024 é a primeira vez em que esta dada é…
Qual é o lugar que a população negra ocupa no Brasil de hoje depois de…
Geneticamente falando, a cor da pele difere entre clara, escura, muito clara, muito escura. Enfim,…
A fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por dor musculoesquelética generalizada, fadiga, sono não reparador…