O escritor português José Saramago (1922-2010), certa feita, foi invadido pelo seguinte questionamento: “E se fôssemos todos cegos?“. Com esta reflexão, o escritor nos leva a conceber a ideia de que – num sentido filosófico – estamos cegos sobre ‘as verdades’ que liberta os seres da ignorância.
Segundo Saramago, a globalização, o mundo midiático, as redes sociais, as facilidades tecnológicas, alienam os seres, ao ponto deles perderem sua autonomia, seu senso regulador, sua capacidade de discernimento diante da enxurrada de noticias prontas, oriundas de todos os cantos e tantas bem engendradas com o intuito de manipular o livre pensamento.
Saramago faz uma comparação dos dias atuais com o Mito da Caverna, de Platão, onde os indivíduos olhavam sombras e as confundiam com a realidade. Desde o início da história da humanidade, os seres humanos buscam formas de se manterem diante da luz. Já foi a fogueira, as tochas, a televisão e hoje são as telas brilhantes que refletem a hiperconexão das redes sociais. E em todas estas fontes de luz, os seres buscam preencher os seus vazios existenciais, os seres buscam suas próprias “verdades”, a fim de se sentirem pertencentes. Confira a importantíssima reflexão do mestre Saramago no vídeo:
Vivemos na era digital, um tempo em que a informação está ao alcance de um…
Relacionamentos são fontes de alegria, apoio e cumplicidade, mas quando um relacionamento se torna tóxico,…
Se você está lendo isso, talvez esteja buscando respostas, talvez esteja sentindo o peso invisível…
As questões da violência contra a mulher, a culpabilização da vítima, a impunidade do agressor,…
O não reconhecimento da gravidade das violências contra as mulheres, corrobora para que a situação…
Içami Tiba foi um médico psiquiatra, colunista, escritor de livros sobre Educação, familiar e escolar,…