Desde a época dos nossos avós, criança sempre foi para cama cedo. Bastava jantar, ficar mais um pouquinho ali pela sala e pronto: escovar os dentes, pijama e cama! Naquela época a ciência ainda não tinha tantas provas, mas a sabedoria popular já sabia, crianças não devem ficar acordadas até tarde. Pois não é que nossos antepassados tinham razão?
A fase da infância é o período onde crescemos com mais rapidez. Não apenas na parte física do corpo, mas principalmente do desenvolvimento, ou seja, é a fase onde aprendemos mais e desenvolvemos mais habilidades. Nesta fase o cérebro se parece com uma esponja que absorve tudo em volta. Já reparou como as crianças são atentas, curiosas e aprendem as coisas com uma velocidade enorme? Isso se deve ao alto poder de aprendizagem do nosso cérebro nesta fase.
Mas o que isso tem a ver com o fato de que as crianças não devem ficar acordadas até tarde? Tudo! Veja bem, durante a noite ocorre a ação do hormônio do crescimento, que como o próprio nome diz, faz crescer. Porém ele só age quando estamos dormindo, isso que quer dizer que quanto mais tempo a criança ficar acordada, menos tempo o hormônio do crescimento poderá agir no corpo dela.
Além de atrapalhar o crescimento corporal, dormir tarde faz com que o desenvolvimento da criança seja prejudicado em vários níveis: aprendizagem, estabilidade psicológica, inteligência etc. Durante a noite o cérebro se recompõe e na infância ocorrem muitas ligações neurológicas novas, que promovem o desenvolvimento saudável das crianças.
Estudos mostram que crianças que dormem tarde se tornam mais ansiosas e irritadas, menos concentradas, têm um fraco desempenho escolar e são mais vulneráveis a transtornos psicológicos.
O problema é que nos tempos atuais levar uma criança cedo para cama não é fácil! Há tanta tecnologia e entretenimento disponível que fica difícil mandar a turminha para cama cedo. Celulares, tablets, videogames, TV, computadores, todos esses aparelhos são cada vez mais usados pelas crianças sem limite algum e isso em sido muito prejudicial.
Jamais deixe seu filho levar o tablet ou celular para a cama, isso fará com que ele fique acordado por muito mais tempo sem você saber. A luz destes aparelhos é muito prejudicial, mandando uma mensagem ao cérebro que ainda não é hora de dormir, ou seja, o sono não vem! Estabeleça limites com o seu filho e determine a quantidade de tempo que ele pode usar essas tecnologias.
Os médicos recomendam que o número de horas vai de acordo com a idade. Crianças até os 18 meses devem dormir de 8 a 12 horas noturnas. Mais uma ou sonecas ao longo do dia. Depois dos 18 meses, as 8h a 12h noturnas se mantém, mas as sonecas ao longo do dia já não são necessárias.
Qual alimentação você prefere: a que inflama ou a desinflama? A remissão da fibromialgia, e…
Julia Roberts, atriz, ganhadora de um Oscar e três Globos de Ouro, em uma entrevista…
A luta das mulheres por equidade de direitos é uma constante na história mundial, refletindo…
Alejandro Jodorowsky é um artista chileno conhecido por sua vasta obra como cineasta, escritor, poeta,…
“É necessário maior atenção por parte do Ministério da Educação (MEC) na carga horário dos…
Manter um ambiente limpo e organizado vai além da estética: essa prática também traz impactos…