Atualidades

Domingo 21 com Eclipse solar anular que durará seis horas

Um eclipse solar com formato de anel de fogo, acontece no dia 21 de junho de 2020 será um eclipse anular de número 36 na série Saros 137 e terá magnitude 0,994. Será o primeiro Eclipse Solar do ano 2020. O último ocorreu em julho de 2019.

A má notícia é que esse majestoso fenômeno que durará cerca de seis horas, não será visível a olho nu no Brasil. A boa notícia aos mais apaixonados, é que eles poderão assistir por transmissões via Internet.

Data e hora do Eclipse Solar

De acordo com um relatório do timeanddate.com, o eclipse solar anular será visível da Índia, África do Sul, República Centro-Africana, Congo, Etiópia, Paquistão e China. A duração do eclipse solar será de aproximadamente seis horas. O fenômeno ocorreu na madrugada do dia 20 para o dia 21.  Há previsão de que em 2020, 6 eclipses acontecerão. 2 só em junho.

Como assistir ao eclipse solar online

Para quem está no Brasil e quer assistir ao eclipse solar anular, existe a possibilidade de utilizar algumas transmissões online disponibilizadas por órgãos relacionados à astronomia. Confira por intermédio do projeto Virtual Telescope. A transmissão iniciou às 2h30min, em horário de Brasília e mostrou toda a evolução da movimentação dos astros.

Acompanhe os eclipses de 2020 pelos canais:

  • NASA, que também disponibilizará transmissões narradas tanto em inglês quanto em espanhol no site do órgão.
  • Exploratorium, museu localizado em São Francisco (Califórnia, EUA) que exibirá imagens do eclipse em tempo real.
  • “The Weather Channel”, serviço global de previsões climáticas e notícias sobre o clima de forma geral. Proporcionada pela IBM, a transmissão terá imagens de observatórios da Argentina e do Chile, contando também com o apoio da NASA.

Se você gostou desta matéria, compartilhe com os amigos e não se esqueça de comentar. Isso nos ajuda a continuar trazendo conteúdos incríveis para você. Siga-nos também no Instagram e Youtube.

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

Negro ou Preto? É preto – Por Nabby Clifford

Neste 20 de novembro de 2024 é a primeira vez em que esta dada é…

2 dias ago

O dia 20 de novembro e o mito da democracia racial no Brasil

Qual é o lugar que a população negra ocupa no Brasil de hoje depois de…

2 dias ago

“Não é a raça que produz o racismo, é o racismo que separa os seres em raças” – Mia Couto

Geneticamente falando, a cor da pele difere entre clara, escura, muito clara, muito escura. Enfim,…

3 dias ago

A remissão da fibromialgia pode estar relacionada ao que você come

A fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por dor musculoesquelética generalizada, fadiga, sono não reparador…

4 dias ago

“Decidi envelhecer com dignidade, humor e serenidade” – Julia Roberts

Julia Roberts, atriz, ganhadora de um Oscar e três Globos de Ouro, em uma entrevista…

6 dias ago

A Força de Ser: O Legado de Audre Lorde na Luta pela Equidade e Autonomia das Mulheres

A luta das mulheres por equidade de direitos é uma constante na história mundial, refletindo…

1 semana ago