Existem estados emocionais que nos dominam, simples e claros. Às vezes, nós experimentamos emoções muito intensas, é muito difícil de expressar em palavras, como se qualquer coisa que disséssemos fosse simplesmente um eufemismo, como uma queda curta ao lado da emoção incomensurável que estamos vivendo.
O escritor Julio Cortázar resumiu perfeitamente: “As palavras nunca chegam quando o que tem que ser dito transborda a alma”. Por esta razão, este artista japonês ajuda-nos a nos expressar através de suas ilustrações, ele atraiu muitas dessas emoções e sensações que todos nós experimentamos em alguma ocasião, mas para as quais não há uma palavra que os defina perfeitamente.
1. Quando você sente que ficou sem baterias, você não aguenta mais, e você sabe que precisa recarregar, mas sente que não há o que fazer.
2. Quando você tenta manter algo que pertence ao passado, você sente que está escapando pelas brechas da memória, mas quer se apegar a ela a todo custo.
3. Aqueles momentos em que o mundo ao seu redor parece muito barulhento e você só deseja um pouco de silêncio para se recompor.
4. Essa sensação de cansaço extremo em que você corta com tudo, você se desconecta completamente e cai porque você não tem mais a força para continuar.
5. Aquela sensação de extrema fragilidade, como se você fosse quebrar em mil pedaços e, mesmo sabendo disso, você sente que não pode fazer nada.
6. Este intenso desejo de parar o tempo quando um ente querido nos deixa, mas ainda assim sabemos que é impossível e o que acontece para todos, como se fosse uma sentença.
7. Quando você se sente preso, você não sabe que decisão tomar e parece que qualquer estrada está minada, então você só quer ficar enrolado onde está, sem se mover.
8. Quando você já se machucou tanto que prometeu que nunca mais vai amar desse jeito.
9. Aqueles momentos em que você está plenamente consciente de que as pessoas que estão ao seu lado e as que você ama um dia terão desaparecido.
10. Quando as relações com os outros transbordam e você simplesmente não pode fazer mais nada.
11. Quando você sente que suas forças psicológicas não o apoiam e a menor ideia de fazer algo gera apatia e total preguiça.
12. Quando você diz a alguém que você está bem, enquanto tenta fingir um sorriso, quando na realidade você está desmoronando por dentro.
13. Aquele momento em que seu olhar encontra o de um completo estranho, mas você sente uma conexão especial que permanece em sua memória pelo resto da semana.
14. Quando você sente que o trabalho está absorvendo sua vida e você não encontra mais significado naquele lugar.
15. Quando você sabe que o amor está machucando você, mas ainda assim, você ama aquela outra pessoa de forma voluntária.
16. Quando você sente que é extremamente suscetível e se pergunta como é possível que os outros não se importem com aquelas coisas que o deixam louco.
17. Aquele sentimento em que nada, absolutamente nada do que acontece ao seu redor, importa para você, porque você está simplesmente triste demais, vazio demais.
18. Quando você sente que os outros estão roubando sua energia, eles estão simplesmente deixando você vazio.
19. Essa sensação terrível de que a doença o pegou e, não importa o quanto você tente, você não pode se livrar dela.
20. Aquele pequeno lugar onde você se sente tão seguro, tão isolado do mundo, que às vezes você gostaria de ficar para sempre imaginando que está tudo bem.
Traduzido de Rincón de la Psicología, por Portal Raízes.
Veja mais ilustrações desse artista em seu perfil do Twitter.