Caim, depois de ter matado seu irmão Abel. Vidal Henri, 1896.
Por que é tão difícil se livrar da culpa, mesmo que, muitas vezes, se está consciente de que não tem culpa? Você já se perguntou como o sentimento de culpa afeta a sua vida? Ou você já viu alguém sofrer com isso, sem se libertar do passado?
A culpa é um sentimento, por isso nos a chamamos de sentimento de culpa. Esse sentimento vem após uma pessoa julgar a si mesmo por um comportamento passado. De acordo com a psicanálise, o sentimento de culpa surge do “fracasso” em relação a imagem que o superego projetou. Dessa forma, quando não atingimos o que nosso superego imaginou que seria, nós ficamos decepcionado conosco mesmos.
Pesquisas sugerem que o sentimento de culpa pode realmente corroborar para o aumento do peso corporal percebido e afetar negativamente a autoimagem. É isso mesmo, sentir-se culpado faz você se sentir mais gordo. O Instituto de Psicologia da Alimentação ainda relata que a culpa pode diminuir nossa taxa metabólica, fazendo-nos ganhar mais peso com uma quantidade equivalente de calorias.
O sentimento de culpa também pode ser parte da reação de um luto. Ou seja, quando perdemos alguém, durante o processo de luto nós podemos nos culpar por ter feito ou não algo. O sentimento de culpa pode afetar de forma terrível o ser humano. Dizemos isso, pois esse sentimento mantém a pessoa presa ao passado.
Nós fomos ensinados a sentir culpa e vergonha quando cometemos um erro. Esse ensinamento começa desde que somos crianças e nos acompanha por toda a vida. O sentimento de culpa, como dissemos, trás uma carga negativa sobre nós. Deixamos de acreditar em nós mesmos e isso afeta nossos pensamentos sobre o mundo e sobre nós mesmos. Além disso, o sentimento de culpa em excesso pode resultar em doenças ou atitudes paralisantes.
O sentimento de culpa não é uma doença. Mas quando sentimento se torna constante e mais forte, pode resultar em doenças ou situações paralisantes. A seguir vamos falar um pouco sobre uma doença e uma atitude que o excesso de culpa pode resultar:
“Constatamos que a lembrança de atos pessoais antiéticos cometidos levou os participantes [da pesquisa] a relatar peso corporal subjetivo aumentado em comparação com quando recordavam seus atos éticos, atos antiéticos de outros ou não se recordavam de nada. Também constatamos que esse senso de peso aumentado estava relacionado ao sentimento de culpa maior dos participantes e não a outros sentimentos negativos, como tristeza ou repulsa”.
O sentimento de culpa em níveis mais baixos podem ser enfrentados com exercícios e mudança de atitudes. Aqui vamos listar alguns desses exercícios que podem ajudar:
Fontes pesquisadas: Psicanálise Clínica; Stanfod; Psychology Today; Science
Vivemos na era digital, um tempo em que a informação está ao alcance de um…
Relacionamentos são fontes de alegria, apoio e cumplicidade, mas quando um relacionamento se torna tóxico,…
Se você está lendo isso, talvez esteja buscando respostas, talvez esteja sentindo o peso invisível…
As questões da violência contra a mulher, a culpabilização da vítima, a impunidade do agressor,…
O não reconhecimento da gravidade das violências contra as mulheres, corrobora para que a situação…
Içami Tiba foi um médico psiquiatra, colunista, escritor de livros sobre Educação, familiar e escolar,…