Os avós podem ser um grande trunfo para a vida dos netos. No entanto, alguns problemas podem surgir quando alguns avós confiam em crenças parentais desatualizadas para criar esses filhos. Embora algumas dessas práticas sejam inofensivas, algumas delas podem ser potencialmente muito perigosas para a saúde e o bem-estar dos jovens.
O mundo se move rapidamente, e isso inclui as ciências médicas. Como resultado, coisas que costumávamos fazer décadas atrás ficaram desatualizadas e evoluímos para melhor. Infelizmente para as gerações mais velhas, eles podem não saber que as coisas que fizeram ao criar seus próprios filhos poderiam estar colocando as crianças em risco. E quem sabe daqui a 50 anos estaremos discutindo a mesma coisa sobre a geração atual?
De acordo com o Science Daily, o doutor Andrew Adesman, chefe de pediatria de desenvolvimento e comportamento do Cohen Children’s Medical Center em New Hyde Park, New York, pesquisou mais de 600 avós sobre várias crenças parentais desatualizadas e seus resultados foram apresentados no encontro Pediatric Academics Societies de 2017, mostrando que muitos avós, sem culpa, usam técnicas e saberes ultrapassados que podem causar danos ao desenvolvimento integral da criança, pois esta coexiste num mundo pós-moderno distinto das leituras de mundo dos avós.
Algumas das práticas em questão incluem como baixar a febre e em que posição os bebês devem ser colocados na cama. De acordo com a cobertura da CBS News , Quarenta e quatro por cento dos avós entrevistados acreditavam que as crianças deveriam ser colocadas em um banho de gelo para baixar uma febre alta. No entanto, isso é perigoso e pode causar hipotermia. Assim, os pediatras agora recomendavam um banho morno ou morno.
Um número preocupante de avós pesquisados também desconhecia o perigo de colocar um bebê para dormir de lado ou de bruços. Nos últimos 20 anos, os pediatras aprenderam que essa prática aumenta o risco de Síndrome da Morte Súbita Infantil (SIDS). Então, em vez disso, eles agora recomendam colocar os bebês para dormir de costas.
Normalmente, os avós não têm o mesmo tipo de sistema de apoio ao criar seus netos que os pais. Eles normalmente também não têm as mesmas conexões sociais, onde muitas vezes os pais jovens discutem as informações mais recentes sobre técnicas parentais. Para piorar, eles são mais velhos e criar netos os sobrecarrega fisicamente e, muitas vezes, financeiramente também.
“Uma das principais conclusões deste estudo é que, para os avós que estão criando netos, a paternidade muitas vezes pode afetar sua própria saúde física e emocional, e os grupos de apoio podem fazer a diferença. Acho que o pediatra também precisa avaliar não apenas a saúde e o bem-estar da criança, mas realmente perguntar sobre a saúde física e social do avô que assumiu a responsabilidade de criar essa criança também. Porque, embora os avós muitas vezes tenham escolhido assumir esse papel, não é algo que eles planejaram e pode representar um desafio em muitos domínios. Muitos avós estão à altura do desafio, mas pode vir com alguns custos”, diz Adesman.
Adesman deixou claro que sua pesquisa de forma alguma pretendia tornar os avós vilões. Em vez disso, destina-se à conscientização do pediatra. À medida que um número crescente de avós se torna o cuidador principal de seus netos, eles precisarão de educação e apoio adicionais.
“Quando um avô chega com seu neto e fica claro que é responsabilidade primária desse avô criar a criança, os pediatras precisam estar cientes de que, embora sejam pais experientes, isso não os torna especialistas”, disse ele . “Os tempos mudaram. Os avós, de certa forma, podem ter a sabedoria das idades, mas, por outro lado, algumas recomendações aos pais mudaram nos últimos anos, e os pediatras precisam garantir que os avós estejam cientes disso”.
Se seus pais devem cuidar de seus filhos com frequência, certifique-se de que eles estejam preparados para isso. É uma boa ideia que eles o acompanhem às consultas médicas. Também pode ser benéfico para eles assistir a uma aula antes de assistir seus filhos. Isso não quer dizer que toda a sabedoria tradicional esteja desatualizada ou inútil; é apenas mais um lembrete de que todos temos que aceitar que as coisas mudam – e todos nós precisamos aprender a nos adaptar.
Fontes:
Qual alimentação você prefere: a que inflama ou a desinflama? A remissão da fibromialgia, e…
Julia Roberts, atriz, ganhadora de um Oscar e três Globos de Ouro, em uma entrevista…
A luta das mulheres por equidade de direitos é uma constante na história mundial, refletindo…
Alejandro Jodorowsky é um artista chileno conhecido por sua vasta obra como cineasta, escritor, poeta,…
“É necessário maior atenção por parte do Ministério da Educação (MEC) na carga horário dos…
Manter um ambiente limpo e organizado vai além da estética: essa prática também traz impactos…