Um motivo para se sentir solitário pode ser que seu relacionamento não está funcionando tão bem como antes. Uma pesquisa do Pew Research Center de 2018 descobriu que 28% das pessoas insatisfeitas com suas vidas familiares se sentem sozinhas o tempo todo ou a maior parte do tempo. E o número de pessoas que estão infelizes em casa está aumentando – a Pesquisa Social Geral recente realizada pelo NORC na Universidade de Chicago registrou o maior número de casais infelizes desde 1974.

Essa sensação de solidão muitas vezes ocorre quando um casal perde sua conexão emocional, diz Gary Brown, um terapeuta matrimonial de Los Angeles e completa: “Mesmo nos melhores relacionamentos, haverá momentos em que um ou ambos, podem ter se distanciando e assim ficam se sentindo estranhos um do outro”, diz ele.

Jenny Taitz, (capa) psicóloga clínica e autora de ‘Como ser solteiro e feliz’  diz:  “Um fator que contribui para a solidão é não falar sobre seus sentimentos ou compartilhar coisas que talvez sejam um pouco menos seguras e arriscadas de compartilhar. Você pode ser próximo de alguém, mas essa pessoa pode não saber as coisas mais pessoais sobre você”.

A mídia social também pode desempenhar um papel. De acordo com Taitz, comparar seu relacionamento com os que você vê nas redes sociais pode gerar uma sensação de solidão. “Digamos que seja Dia dos Namorados, por exemplo, e você tenha um bom jantar. Mas aí você entra nas redes sociais e outras pessoas conseguem joias ou flores lindas ”, diz ela. “Isso fará com que você se sinta automaticamente sozinho.

” Quando você compara seu relacionamento com o das redes sociais, diz ela, acaba criando uma “distância desagradável” entre você e seu parceiro. É nessa distância que começam a surgir sentimentos de solidão. E quanto mais tempo você passa nas redes sociais, mais solitário você pode se sentir. Um estudo de 2017 publicado no American Journal of Preventive Medicinedescobriram que as pessoas que relataram passar mais de duas horas por dia nas redes sociais tinham o dobro de probabilidade de se sentirem sozinhas do que aquelas que passaram meia hora nesses sites.

Mas às vezes, sentir-se sozinho pode ser anterior ao relacionamento real. Um estudo de 2016 publicado na Nature descobriu que a solidão pode ser um traço hereditário e que existem certas pessoas que podem ser geneticamente predispostas a sentir maiores dores de solidão ao longo da vida. E Dardashti avisa que entrar em um relacionamento como meio de curar sentimentos pré-existentes de solidão nunca funcionará de verdade. “As pessoas esperam que essa outra pessoa seja a solução para sua solidão existencial no mundo, mas normalmente não é [o caso]”, diz ela. “Não há essa pessoa que vai tirar [embora] essa solidão.”

Como saber se a solidão que você sente vem de você o do seu relacionamento

Pode ser difícil determinar a raiz de sua solidão . Mas o primeiro passo deve ser conversar com seu parceiro sobre como você se sente, diz Joshua Rosenthal, psicólogo clínico e diretor de tratamento de crianças e adolescentes do Manhattan Psychology Group. Se, durante a conversa, seu parceiro é capaz de apontar exemplos concretos de maneiras como regularmente tentam fazer você se sentir emocionalmente realizado e ainda assim você não consegue evitar a sensação de solidão, “provavelmente é mais algo interno, em vez de vir do outro pessoa ”, diz ele.

Se for esse o caso, dê uma olhada em seus relacionamentos anteriores para determinar se os sentimentos que você está experimentando são um padrão, em vez de isolados neste relacionamento em particular, diz Rosenthal. Você normalmente se sente solitário assim que a novidade de um novo relacionamento passa? “Talvez seja como você se sentiria em qualquer relacionamento [depois] dos estágios iniciais”, sugere Dardashti. “Essa é uma questão para a qual voltar. O que há em você que está criando essa dinâmica? ”

De acordo com Rosenthal e Dardashti, se você conversa com seu parceiro e ele também está sentindo solidão, é provável que o culpado seja o relacionamento. “Provavelmente, se você está se sentindo sozinho, a outra pessoa também está se sentindo sozinha”, diz Dardashti. Um estudo de 2009 publicado no Journal of Personality and Social Psychology descobriu que a solidão pode ser contagiosa.

Se você e seu parceiro se sentem solitários, Dardashti diz que é importante olhar para esses sentimentos dentro do contexto de seu relacionamento. Você acha que os sentimentos de solidão são mais comuns quando estão juntos? Você acha que está mais sozinho agora do que antes de entrar neste relacionamento? Você acha que houve um tempo em que você estava mais realizado com seu parceiro do que agora? Se a resposta a essas perguntas for um retumbante sim, isso pode ser um sinal de que algo não está funcionando em seu relacionamento, de acordo com Dardashti. Muitas vezes, pode ser que vocês dois tenham se separado, diz ela. “Se você costumava sentir que havia mais conexão lá e, portanto, menos solidão, então isso é um sinal de que talvez vocês estejam indo em direções diferentes.”

Como você supera o sentimento de solidão em um relacionamento?

Se a solidão vem de seu relacionamento e você espera voltar aos trilhos, é hora de conversar novamente com seu parceiro. “A primeira coisa a fazer é tornar-se autoconsciente do que você está sentindo e, em seguida, abordar seu parceiro e iniciar o que provavelmente será uma série de conversas”, diz Brown. “Isso precisa acontecer de uma forma que seu parceiro não se sinta julgado; [é] mais simplesmente deixá-los saber qual é a sua experiência”.

Então, como você pode garantir que seu parceiro não se sinta julgado ou na defensiva? É importante sair de um estado de vulnerabilidade ao explicar como se sente e usar um tom e uma linguagem não acusatórios, de acordo com Brown. Por exemplo, você pode dizer algo como: “Quero confiar em você o que está acontecendo em meu mundo interior – tenho me sentido um tanto negligenciado recentemente, e não quero que você ouça isso tanto quanto se culpe, apenas mais minha experiência ”, diz ele. Considere também reconhecer quaisquer fatores estressantes que seu parceiro possa ter na vida e que possam impedi-lo de estar totalmente ao seu lado, acrescenta Brown.

Em seguida, ouça o ponto de vista do seu parceiro. Se eles estão na mesma página sobre como consertar o relacionamento, você pode ter uma série de conversas voltadas para descobrir o que pode estar prejudicado em seu relacionamento e como consertá-lo, diz Brown. E se você precisar de um pouco mais de ajuda com a comunicação ou encontrar soluções, Taitz recomenda ir a um terapeuta de casais e não esperar até que as coisas realmente piorem para isso. “Se você se sente bloqueado em torno de certas questões ou tem dificuldade em se comunicar de forma eficaz com seu parceiro e [você] valoriza seu relacionamento, existem terapias de casais baseadas em evidências que podem ajudá-lo a aumentar a proximidade em um determinado número de sessões, ensinando-lhe habilidades, ”Taitz diz. Essas habilidades podem incluir comunicar-se de maneiras que desanimam em vez de aumentar a tensão e regulem suas emoções antes de falar com seu parceiro.

Se, no entanto, seu parceiro realmente está fazendo de tudo para que você se sinta realizado e a solidão é algo que existe dentro de você, você pode ser alguém que tende a procurar maneiras externas de suprimir sua solidão, diz Dardashti. Ela sugere que você enfrente esses sentimentos por conta própria, buscando a ajuda de um terapeuta “onde você é pressionado a olhar para si mesmo e refletir sobre suas coisas, seus problemas e padrões”. Lá, você pode trabalhar seus próprios problemas internos que podem afetar o modo como você se sente em seu relacionamento.

Embora possa parecer contra-intuitivo, a solução para a solidão não é necessariamente cercar-se de pessoas. Dardashti sugere que você participe de atividades como a meditação, que o forçam a ser introspectivo. “O segredo é que, se você quiser ficar mais confortável com sua solidão, não evite ficar sozinho”, diz ela. “Enfrente isso e tente criar alguma consciência sobre o que surge para você quando está sozinho. É aí que você pode descobrir o que fazer para resolver isso”.






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.