As mulheres passam por diversas mudanças no corpo ao longo de sua vida, algumas bem desconfortáveis. Durante a menopausa as mulheres experimentam diversos sintomas que as incomodam muito, entre eles o mais comum é o fogacho, que atinge cerca de 80% da população feminina neste período.
Os fogachos são ondas de calor que a mulher sente repentinamente, eles começam como um calor no peito que sobe lentamente para o pescoço e rosto, alguns minutos depois a mulher pode estar tremendo de frios ou calafrios, tamanha a inconstância da menopausa/climatério.
1 – Conhecer como começam os fogachos no seu corpo é de grande ajuda. Nesse caso você deve excluir os calores que sente durante estresse, consumo de bebidas alcoólicas, bebidas e comidas quentes e/ou apimentadas, cafeína e cigarro.
2 – Controle de peso. Estudos indicam que mulheres com maiores percentuais de gordura corporal sofrem mais ondas de calores, nesse período é ideal manter uma alimentação equilibrada e uma rotina de exercícios.
3 – Mantenha o corpo fresco durante o dia e a noite. Evite roupas de tecidos que podem aumentar ainda mais o calor como no caso dos tecidos sintéticos, lã, seda, gola alta e fechada. Prefira tecidos de algodão, linho e malha. Durante a noite experimente lençóis de tecidos dry fit que absorvem a umidade da pele para a superfície do tecido, a partir de onde evapora. Evite edredons e durma em locais ventilados.
4 – Terapias medicamentosas. Não hesite em falar com seu médicos para que lhe sugira a melhor terapia para o seu caso, que pode ser hormonal ou não hormonal. É importante o acompanhamento para que o período não interfira tanto na sua qualidade de vida. Você também pode optar por remédios naturais, conheça os 7 suplementos que todas as mulheres devem consumir a partir dos 40 anos (clique).
De acordo com estudos recentes, quanto antes começar a menopausa mais tempo irá durar os sintomas, mulheres que começam a sentir os sintomas antes de última menstruação tendem a ter uma duração de 11 a 13 anos de climatério, para mulheres que só começaram a sentir depois de pararem de menstruar completamente, a duração pode ser menor, de 3 a 5 anos. Para entender um pouco mais, assista esse vídeo do Dr. Drauzio Varella:
__
Se você gostou do texto, curta, compartilhe com os amigos e não se esqueça de comentar, isso nos ajuda a continuar trazendo conteúdos incríveis para você. Siga-nos também no Instagram e Youtube.
Neste 20 de novembro de 2024 é a primeira vez em que esta dada é…
Qual é o lugar que a população negra ocupa no Brasil de hoje depois de…
Geneticamente falando, a cor da pele difere entre clara, escura, muito clara, muito escura. Enfim,…
A fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por dor musculoesquelética generalizada, fadiga, sono não reparador…
Julia Roberts, atriz, ganhadora de um Oscar e três Globos de Ouro, em uma entrevista…
A luta das mulheres por equidade de direitos é uma constante na história mundial, refletindo…