Cultura

Bao, o curta-metragem que fala sobre maternidade super protetora e ninho vazio

O curta-metragem “Bao”, ganhador do Oscar 2019 de melhor curta de animação, traz o retrato de uma mãe super protetora, e convida a refletir sobre os excessos de culpa e preocupação que costumam acompanhar a experiência da maternidade. Dirigido pela cineasta chinesa Domee Shi, Bao dá uma reviravolta nas histórias tradicionais de amadurecimento com um toque duramente sincero.

Uma mãe derrama seu amor incondicional e superproteção a fim de proteger seu filho de qualquer perigo percebido. Mas quando o Baozi começa a crescer, se distancia emocionalmente de sua mãe e sai de casa para começar sua própria vida. A mãe então, experimenta a Síndrome do Ninho Vazio, um estado de solidão quando as crianças crescem e saem de casa, o que a deixa com o coração partido sempre que se lembra de todas as memórias e apegos que compartilhou com seu filho.

O curta é lindo, emocionante e necessário para nossa compreensão do quanto é difícil ser e estar no papel de mãe e conviver com todas as armadilhas psicossociais que transitam entre ensinar o filho a voar para ganhar o mundo ou lhe proteger dos abismos dele.

Assista o filme na íntegra abaixo:

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

Negro ou Preto? É preto – Por Nabby Clifford

Neste 20 de novembro de 2024 é a primeira vez em que esta dada é…

1 dia ago

O dia 20 de novembro e o mito da democracia racial no Brasil

Qual é o lugar que a população negra ocupa no Brasil de hoje depois de…

1 dia ago

“Não é a raça que produz o racismo, é o racismo que separa os seres em raças” – Mia Couto

Geneticamente falando, a cor da pele difere entre clara, escura, muito clara, muito escura. Enfim,…

2 dias ago

A remissão da fibromialgia pode estar relacionada ao que você come

A fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por dor musculoesquelética generalizada, fadiga, sono não reparador…

3 dias ago

“Decidi envelhecer com dignidade, humor e serenidade” – Julia Roberts

Julia Roberts, atriz, ganhadora de um Oscar e três Globos de Ouro, em uma entrevista…

6 dias ago

A Força de Ser: O Legado de Audre Lorde na Luta pela Equidade e Autonomia das Mulheres

A luta das mulheres por equidade de direitos é uma constante na história mundial, refletindo…

1 semana ago