A imagem que oferecemos foi criada pelo superlativo artista mexicano Octavio Ocampo, conhecido por suas incríveis obras de ilusões de ótica. A analise sobre o que cada imagem revela sobre a personalidade de quem a vislumbra, é dos especialistas em psicanálise do Portal Raízes. Então observe com cuidado e nos diga o que você vê atentamente nesta imagem. Logo abaixo, veja o que a sua percepção visual revela sobre a sua personalidade:

portalraizes.com - Observe com cuidado: o que você vê atentamente nesta imagem?
Arte de Octávio Ocampo

1. Uma mulher nua sentada olhando para trás

Se a coisa mais marcante que você viu nesta imagem, foi a silhueta de uma mulher nua sentada olhando para trás, isso significa que você pode ser uma pessoa que apesar de estar à frente de seu tempo, que luta por seus sonhos, por sua liberdade de escolhas e por seu direito de expressar suas ideias; no final você acaba cedendo à validação alheia, ao que outros podem pensar se você realmente for pelo caminho A e não pelo B. Você é uma pessoa pressa numa gaiola sem trancas. Liberte-se. Seja quem você é. Afinal, o trabalho para ser quem os outros esperam que você seja, é infinitamente maior do que ser quem você é. Só que no primeiro caso, você adoece e no segundo, você se cura.

2. Duas árvores

As árvores podem representar estabilidade, força, resiliência, sombra, flores e frutos, mas se essas duas árvores foram as coisas mais marcantes que você viu, você precisa entender urgentemente que a frase, ‘floresça onde você está plantada’, é uma positividade tóxica. Ora, você não é uma árvore. E se você não estiver confortável onde você está, levante-se, mexa-se. E como você não é uma árvore, comece a pensar no seguinte: não se pode proibir que um pássaro sobrevoe a sua cabeça, mas você pode impedi-lo de fazer um ninho.

3. Rostos nos galhos nas copas das árvores

Se você enxergou rostos humanos nos galhos nas copas das árvores, você pode ser uma pessoa introspectiva, pensativa, cuja ponderação pode conduzi-la a momentos de grandes incertezas e com isso, tantas vezes, faz com que você perca uma boa oportunidade, ou, ao mesmo tempo, também pode livra-la de entrar numa situação de risco negativo. Outra perspectiva interessante sobre ver esses rostos nos galhos é que a arte, a criatividade e fantasia são coisas que fluem com muita naturalidade para você. Você só precisa tomar cuidado para não mergulhar tão profundamente nelas a ponto de se distanciar da vida real.

4. Rostos nos troncos

Se você conseguiu ver rostos humanos nos troncos das árvores, em meio a tantas outras imagens, você com certeza é uma pessoa altamente sensível, metódica e detalhista. Você é aquela pessoa que poderia trabalhar como contrarregra no cinema, porque coisa alguma lhe passa batida. O lado ruim de ser uma pessoa pragmática é que você, ao se concentrar com rigor nos detalhes, pode deixar de lado a visão macro de uma situação e por isso, se tornar ansiosa e negativa.

5. Uma mulher de borracha deitada no chão com a cabeça num cesto

Se o que você viu foi a mulher com aparência de borracha, deitada no chão com a cabeça num cesto de frutas, você pode estar passando por um momento de esgotamento físico, mental e emocional. Seu corpo, sua mente e seu coração estão cansados e há um pensamento que persiste em sua cabeça dia e noite, a desesperança. Você se encontra num lugar de perdida e é nesse lugar que você se desconecta de sua pulsão pela vida, de suas relações afetivas e de seus anseios positivos mais profundos. Você pode ter consciência disso, mas é provável que não. O inconsciente nos mostra quando precisamos de ajuda psicoemocional, desencadeando no corpo dores físicas. E tudo bem. Todos nós precisamos de ajuda para enfrentarmos os constantes labirintos que vão surgindo pelo caminho. Busque ajuda qualificada.

6. O cenário que envolve as imagens centrais: as montanhas, o céu e as gramíneas 

Se o que lhe chamou mais atenção foi o cenário que envolve as imagens centrais, você pode ser uma pessoa indiferente às problemáticas político-sociais do mundo. Sabe, aquela pessoa que está no mundo, mas o mundo não lhe interessa? Não gosta de dar opinião sobre nenhum assunto que possa causar debates, pois os debates são inúteis para si. Não se envolve com política, religião, futebol, briga de família e nem acredita em papai Noel. Você é aquela pessoa que existe e segue o seu caminho cumprindo as suas obrigações, sem grandes voos e tampouco mergulhos profundos, mas com certeza viverá muitos anos pra contar como tudo se passou diante dos seus olhos.






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.