Todos nós fomos feridos por alguém que era uma parte importante de nossas vidas. Todos sabemos a decepção, a sensação de um coração partido e a coragem que ela dá quando alguém o trai pelas costas.
Quando as pessoas nos machucam, geralmente nos surpreendem, principalmente se for um amigo próximo, um membro da família ou um amor. É o tipo de dor que danifica a parte mais profunda do nosso ser e deixa uma cicatriz para sempre.
Frequentemente ouvimos a frase “perdão não é para a outra pessoa, mas para você” e não poderia ser mais verdadeira; portanto, é importante aprender a perdoar, mesmo quando não lhe pedem perdão.
Perdoar não é fácil, requer muita força e maturidade para fazê-lo. Mas é possível e necessário. O perdão ajuda a curar e superar. Se você se apega às mágoas passadas, fica com o gosto amargo do rancor.
O orgulho leva você a nada e esperar o outro perceber o quanto ele machucou você pode ser frustrante, porque isso pode nunca acontecer. Portanto, tome a iniciativa e, mesmo que você ache que a outra pessoa não merece, perdoe-a. Você não precisa escrever uma carta, fazer uma ligação ou encontrá-la pessoalmente para fazê-lo caso não queira. Perdoe-a em silêncio, das profundezas da sua alma; você perceberá como isso pode ser libertador.
O perdão é poderoso, tem o poder de curar seu coração, elevar e estabelecer seu espírito, libertá-lo e reiniciá-lo. Sim, perdoar não significa que você deve deixar essas pessoas voltarem à sua vida ou, pelo menos, não como antes. Porque no final das contas, existem pessoas que não mudam e que constantemente nos machucam. Não deixe que se torne um ciclo vicioso. Você pode perdoar alguém por trair você, dar-lhe as costas, partir seu coração, não lhe colocar em primeiro lugar ou se afastar quando você mais precisava, mas isso não significa que você precise confiar nessa pessoa novamente.
Na próxima vez que você enfrentar a questão de perdoar ou não alguém, pense nos momentos em que machucou outras pessoas. Certamente você gostaria que outra pessoa lhe desse a mesma misericórdia, certo?
Mas não se sinta mal se a sua hora de perdoar não tenha chegado, trabalhe isso com toda a calma que precisar até que um dia você conseguirá.
Fonte: Nueva Mujer, traduzido e adaptado por Portal Raízes
__
Se você gostou do texto, curta, compartilhe com os amigos e não se esqueça de comentar, isso nos ajuda a continuar trazendo conteúdos incríveis para você.
"A alma da fome é política", dizia Herbert José de Sousa, o Betinho (capa), ao…
O sociólogo polonês Zygmunt Bauman (1925/2017), autor de mais de trinta obras publicadas no Brasil,…
Neste 20 de novembro de 2024 é a primeira vez em que esta dada é…
Qual é o lugar que a população negra ocupa no Brasil de hoje depois de…
Geneticamente falando, a cor da pele difere entre clara, escura, muito clara, muito escura. Enfim,…
A fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por dor musculoesquelética generalizada, fadiga, sono não reparador…