Psicologia e Comportamento

Aprenda a perdoar, mesmo que não tenham te pedido perdão

Todos nós fomos feridos por alguém que era uma parte importante de nossas vidas. Todos sabemos a decepção, a sensação de um coração partido e a coragem que ela dá quando alguém o trai pelas costas.

Quando as pessoas nos machucam, geralmente nos surpreendem, principalmente se for um amigo próximo, um membro da família ou um amor. É o tipo de dor que danifica a parte mais profunda do nosso ser e deixa uma cicatriz para sempre.

Frequentemente ouvimos a frase “perdão não é para a outra pessoa, mas para você” e não poderia ser mais verdadeira; portanto, é importante aprender a perdoar, mesmo quando não lhe pedem perdão.

Perdoar não é fácil, requer muita força e maturidade para fazê-lo. Mas é possível e necessário. O perdão ajuda a curar e superar. Se você se apega às mágoas passadas, fica com o gosto amargo do rancor.

O orgulho leva você a nada e esperar o outro perceber o quanto ele machucou você pode ser frustrante, porque isso pode nunca acontecer. Portanto, tome a iniciativa e, mesmo que você ache que a outra pessoa não merece, perdoe-a. Você não precisa escrever uma carta, fazer uma ligação ou encontrá-la pessoalmente para fazê-lo caso não queira. Perdoe-a em silêncio, das profundezas da sua alma; você perceberá como isso pode ser libertador.

O perdão é poderoso, tem o poder de curar seu coração, elevar e estabelecer seu espírito, libertá-lo e reiniciá-lo. Sim, perdoar não significa que você deve deixar essas pessoas voltarem à sua vida ou, pelo menos, não como antes. Porque no final das contas, existem pessoas que não mudam e que constantemente nos machucam. Não deixe que se torne um ciclo vicioso. Você pode perdoar alguém por trair você, dar-lhe as costas, partir seu coração, não lhe colocar em primeiro lugar ou se afastar quando você mais precisava, mas isso não significa que você precise confiar nessa pessoa novamente.

Na próxima vez que você enfrentar a questão de perdoar ou não alguém, pense nos momentos em que machucou outras pessoas. Certamente você gostaria que outra pessoa lhe desse a mesma misericórdia, certo?

Mas não se sinta mal se a sua hora de perdoar não tenha chegado, trabalhe isso com toda a calma que precisar até que um dia você conseguirá.

Fonte: Nueva Mujer, traduzido e adaptado por Portal Raízes

__

Se você gostou do texto, curta, compartilhe com os amigos e não se esqueça de comentar, isso nos ajuda a continuar trazendo conteúdos incríveis para você.

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

“Pais que sabem que aprendizagem não é distração, não permitem que a internet se torne brinquedo de criança”

Vivemos na era digital, um tempo em que a informação está ao alcance de um…

2 semanas ago

11 sinais de que seu relacionamento pode estar te causando depressão, segundo estudos

Relacionamentos são fontes de alegria, apoio e cumplicidade, mas quando um relacionamento se torna tóxico,…

2 semanas ago

A Terapia Cognitivo-Comportamental: Um Caminho de Esperança para a Depressão e Ansiedade – Aaron T. Beck

Se você está lendo isso, talvez esteja buscando respostas, talvez esteja sentindo o peso invisível…

4 semanas ago

10 Razões Pelas Quais a Violência Contra a Mulher Ainda é um Problema Estrutural

As questões da violência contra a mulher, a culpabilização da vítima,  a impunidade do agressor,…

1 mês ago

8 de março: violência e o menosprezo pela condição feminina ainda precisam ser superados

O não reconhecimento da gravidade das violências contra as mulheres, corrobora para que a situação…

1 mês ago

Pais que não disciplinam os filhos terão que sustentá-los a vida toda – Içami Tiba

Içami Tiba foi um médico psiquiatra, colunista, escritor de livros sobre Educação, familiar e escolar,…

1 mês ago