A onda de frio que chegou ao Brasil na última semana começa a perder força nesta segunda-feira, 23. A tempestade subtropical Yakecan se deslocou para o alto-mar e pressão polar que estava no Sul está se dissipando, o que permitirá a elevação gradual da temperatura.
Os amantes do frio podem esperar, pois até a primeira quinzena de junho terá mais uma onda de frio, que promete ser tão intensa quanto a dos últimos dias.
De acordo com o site Clima Tempo em uma previsão estendida, o que pode gerar imprecisões, os modelos meteorológicos indicam que “em meados de junho, há previsão para a chegada de uma nova massa de ar polar”. O site informa ainda que até o final de maio os dias seguem o dentro da normalidade de outono, a previsão é de temperaturas agradáveis também para a região Sul.
Olívio Bahia, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), disse que “periodicamente, em algum momento, você tem uma entrada de ar frio, como foi o caso agora, parece que a estação fria mesmo começou mais cedo, o que a gente chama de variabilidade anual”.
O Fenômeno La Niña, que havia perdido força em fevereiro e março de 2022, voltou a se intensificar em maio com o deslocamento de águas mais frias das camadas mais profundas do Oceano Pacífico em direção à superfície na faixa tropical. Esse resfriamento fez com que o fenômeno em curso se mantivesse na classificação de fraca, já no limite da moderada, indicando que poderá persistir por mais alguns meses. É o que apontam algumas previsões de instituições especializadas.
Contudo, há divergências quanto ao seu prolongamento. Alguns modelos indicam que a La Niña deve atuar durante todo o inverno do hemisfério sul, outros indicam a possibilidade de se estender até o final de 2022 e há, até mesmo, aqueles que preveem La Niña até início de 2023, considerando, é claro, que previsões do tempo, quanto mais distantes, menos precisas são.
A Defesa Civil alerta que é preciso atenção redobrada para evitar acidentes e cuidar da saúde. Por isso, elencou algumas orientações que podem ser seguidas neste período:
"A alma da fome é política", dizia Herbert José de Sousa, o Betinho (capa), ao…
O sociólogo polonês Zygmunt Bauman (1925/2017), autor de mais de trinta obras publicadas no Brasil,…
Neste 20 de novembro de 2024 é a primeira vez em que esta dada é…
Qual é o lugar que a população negra ocupa no Brasil de hoje depois de…
Geneticamente falando, a cor da pele difere entre clara, escura, muito clara, muito escura. Enfim,…
A fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por dor musculoesquelética generalizada, fadiga, sono não reparador…