Psicologia e Comportamento

Sua alma gêmea só entrará na sua vida para mostrar o melhor que há em você e depois vai embora

Passamos a vida toda acreditando que em algum lugar existe uma pessoa ideal para nós, uma alma gêmea, alma/irmã, a tampa da panela, a metade da laranja… Queremos alguém que nos complete. Talvez a explicação esteja na teoria psicanalítica de que a angústia nasce com a vida. Ou seja no momento em que nascemos.

Enquanto estávamos no ventre materno, éramos um único ser com a nossa mãe e ela era a nossa alma/irmã. Nós não tinhamos uma identidade, pois nós éramos ela. Então, passamos a existência acreditando que precisamos de outra pessoa para nos sentirmos completo. Conquanto isso é impossível. Só poderemos encontrar a completude em nós mesmos.

No livro “Comer, Amar, Rezar” Elizabeth Gilbert diz o seguinte: “Você se encantou por uma pessoa, e daí? Não entende como aconteceu? Ela tocou o seu coração mais profundo do que você pensava que era capaz de alcançar. Em outras palavras, você foi fisgada. Mas esse amor que você sentiu foi só o começo. Isso é só o amor mortal, limitado, café com leite. Espere para ver como você é capaz de amar mais profundamente do que isso. Você tem a capacidade de um dia amar o mundo inteiro. É o seu destino. Não ria.

As pessoas acham que a alma gêmea é um par romântico, o encaixe perfeito, e é isso que todo mundo quer. Mas a verdadeira alma gêmea pode ser um amigo, um parente, um irmão. Porque a alma gêmea é um espelho, aquela pessoa que chama a sua atenção para você mesma, para que você possa mudar a sua vida por você.

Uma verdadeira alma gêmea é provavelmente a pessoa mais importante que você vai conhecer, porque ela derruba as suas paredes e te acordam com um tapa. Mas viver com uma alma gêmea para sempre?  Não. Dói demais estar constantemente de frente ao espelho.

As almas gêmeas só entram na sua vida para revelar a você outra camada de você mesma, e depois vão embora. Mande um pouco de amor e de luz sempre que pensar na sua alma gêmea, depois esqueça essa história de precisar de outra pessoa.

Você precisa saber o seguinte. Se você liberar na sua mente todo esse espaço que busca preencher com outra pessoa, vai descobrir um vazio ali, um espaço aberto. E adivinhe o que o vai acontecer? O seu autocuidado vai entrar… e vai encher você com mais amor do que você jamais sonhou. Então pare de usar uma pessoa para fechar esse buraco. Esqueça isso”.

Do livro “Comer, Amar, Rezar” de Elizabeth Gilbert –  Editora Objetiva, Páginas 157 e 158.

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

A Força de Ser: O Legado de Audre Lorde na Luta pela Equidade e Autonomia das Mulheres

A luta das mulheres por equidade de direitos é uma constante na história mundial, refletindo…

16 horas ago

“Nós não somos. Estamos sendo. Pare de querer ser uma rocha. Aceite que você é um rio” – Alejandro Jodorowsky

Alejandro Jodorowsky é um artista chileno conhecido por sua vasta obra como cineasta, escritor, poeta,…

2 dias ago

O investimento que se faz hoje na formação e saúde dos professores se converterá em qualidade no futuro das crianças.

“É necessário maior atenção por parte do Ministério da Educação (MEC) na carga horário dos…

3 dias ago

5 Práticas Simples de Organização e Limpeza para Pessoas Desorganizadas

Manter um ambiente limpo e organizado vai além da estética: essa prática também traz impactos…

6 dias ago

A falta de respeito pela psicologia e a banalização da saúde mental

Você sabe em que consiste o trabalho de um psicólogo? Você acredita que ter uma…

6 dias ago

Como fazer alguém se sentir seguro e amado sem gerar dependência emocional – Eli J. Finkel

O casamento é uma instituição em constante evolução e particularmente desafiadora. Entre finanças, criar filhos,…

7 dias ago