Este artigo não se trata de relacionamentos abusivos. Mas de relacionamentos onde o casal, um dos dois, chegou a conclusão de não suporta mais a relação. Sobre relacionamentos abusivos, deixamos uns link no final deste texto.
A maioria de nós entra em relacionamentos com a esperança de que nunca teremos que terminá-los. O casamento, especialmente, é construído na premissa de que permanecerá “até que a morte nos separe”. As causas comuns para separações incluem diferenças de personalidade, falta de tempo juntos, infidelidade, falta de interações positivas entre o casal, baixa satisfação sexual e baixa satisfação geral no relacionamento.
Terminar um relacionamento é uma das coisas mais difíceis que, às vezes, precisamos fazer. Não importa onde você esteja no processo de separação, saber como terminar bem, pode ajudar a tornar essa transição mais suave e menos prejudicial para ambos. Ás vezes é mais doloroso quando ainda ama a pessoa, mas chegou a conclusão que separados são melhores do juntos.
Você sabia que a maneira mais saudável de sair de um relacionamento é sair definitivamente? Então você pode se perguntar: como fazer isso sem me destruir ou destruir a outra pessoa? Neste artigo vamos indicar 8 sugestões, segundo a terapeuta de casais, Casey Tanner.
“As pessoas geralmente não se sentem 100% confiantes em terminar um relacionamento”, diz Casey Tanner, MA, LCPC , terapeuta sexual e fundadora do The Expansive Group , ao SELF. “Com mais frequência, as pessoas têm partes de si mesmas que querem sair e outras partes que querem ficar.”
O primeiro passo para terminar um relacionamento é garantir que isso seja realmente o que você deseja. Isso pode parecer óbvio, mas se engana quem pensa que é fácil. Porque há muitas coisas em jogo e uma parte de você diz que quer terminar e a outra diz que não. Por isso, a especialista recomenda não tomar essa decisão depois de uma discussão. Espere tudo se acalmar e pense bem.
Se você se encontra em uma situação semelhante, pode ser muito difícil saber para onde ir a partir daqui. Para evitar um rompimento impulsivo, Tanner recomenda pensar em quão consistente e persistente tem sido seu desejo de terminar o relacionamento. Se foi apenas uma semana ou duas, deixe espaço para a possibilidade de que você esteja apenas passando por uma fase difícil e possa voltar aos trilhos com seu parceiro, se isso for realmente o que fará você mais feliz a longo prazo.
Tanner também recomenda refletir sobre o que precisaria mudar para que esse relacionamento avance e se você deu a ele uma chance justa de evoluir. Por exemplo, você abordou suas preocupações com seu parceiro? Seu parceiro mostrou que pode se adaptar em conversas anteriores sobre seu relacionamento? Se a razão pela qual você está pensando em sair não é um rompimento imediato (como saber que seu parceiro nunca vai querer filhos quando você quer ou se desfazer do amor romântico), pode valer a pena trabalhar um pouco antes de decidir desistir .
Entenda que não há maneira indolor de terminar. Todos nós desejamos poder terminar relacionamentos sem qualquer mágoa ou dor. Mas não importa o quão quebrado seja o relacionamento, terminar oficialmente causará dor em ambos os lados. Uma vez que você reconhece que haverá dor, você pode estar preparado para as consequências.
Termine o relacionamento cara a cara. Jamais se deve desrespeitar uma história terminando o relacionamento por uma mensagem, uma ligação, uma carta. Então escolha ter uma conversa franca frente a frente. Se você estiver preocupado com o fato de seu parceiro ter uma reação violenta, escolha um local público.
Seu parceiro merece a dignidade de uma conversa cara a cara. Um ambiente íntimo é sem dúvida melhor, mas se você está preocupado com o fato de seu parceiro ter uma reação violenta, um local público é mais seguro.
Em geral, as pessoas querem saber por que estão sendo despejadas. Seja honesta, mas não dê muitos detalhes. Diga a verdade sobre o seu desejo de interromper definitivamente o relacionamento. Não use clichês do tipo: ‘você é uma boa pessoa, mas eu não estou num bom momento’. Lembre-se: a melhor maneira de terminar é colocando um ponto final e não reticências.
Se o rompimento for uma surpresa para a outra pessoa, ela pode tentar discutir, protestar ou dar razões para vocês ficarem juntos e tentar novamente mais uma vez. Não ceda à discussões ou protestos. Se você está decidido a terminar o relacionamento, nada pode restaurar ou reviver a antiga história de amor. E se você ceder às lamentações da outra pessoa, só atrasará o inevitável.
Jamais sugira amizade, ou dar um tempo, porque ficou com pena ou não aguentou os argumentos da outra pessoa. Você precisa, decididamente, fugir de envolvimentos emocionais com o ex-parceiro. Vocês podem ser amigos no futuro, mas nunca considere essa possibilidade no momento do término
Você pode expressar a sua tristeza em terminar o relacionamento sem aprofundar muito nas coisas positivas. Passe bastante rápido pelo lado bom que levou vocês a ficarem juntos. E evite ao máximo iniciar uma discussão sobre de quem é culpa.
Evite transformar a outra pessoa no “cara mau”. Ninguém é perfeito. Você também tem falhas, e transformar seu ex-parceiro em uma figura maligna não ajuda. A menos, é claro, em casos de violências físicas, psicológicas e/ou sexuais. (Mas não é desse tipo de relacionamento que estamos falando aqui).
É melhor resolver seus sentimentos em torno de como ambos conduziram o relacionamento. Afinal, relacionamento é feito de duas pessoas e as duas contribuem para o sucesso ou para o fracasso.
Mesmo que você termine o relacionamento, haverá um período de desgosto, tristeza e dor. Esta é uma das partes mais difíceis de descobrir como terminar com alguém que você ama. Você ainda se importa com eles, mas precisa se lembrar das razões pelas quais o relacionamento não está funcionando.
Perceba que você também precisará se ajustar à sua nova situação. Cerque-se de pessoas que você ama, faça coisas que a deixe feliz e lembre-se de que chorar e se sentir triste é perfeitamente normal. Afinal, todo relacionamento que termina é um luto. E todo luto tem suas fases de raiva, negação, negociação, depressão e volta por cima.
Leia sobre relacionamentos abusivos:
Qual alimentação você prefere: a que inflama ou a desinflama? A remissão da fibromialgia, e…
Julia Roberts, atriz, ganhadora de um Oscar e três Globos de Ouro, em uma entrevista…
A luta das mulheres por equidade de direitos é uma constante na história mundial, refletindo…
Alejandro Jodorowsky é um artista chileno conhecido por sua vasta obra como cineasta, escritor, poeta,…
“É necessário maior atenção por parte do Ministério da Educação (MEC) na carga horário dos…
Manter um ambiente limpo e organizado vai além da estética: essa prática também traz impactos…