De acordo com o neuropsicólogo, psicoterapeuta, doutor em psicologia, formador em disciplina positiva e escritor, Álvaro Bilbao, que também colabora com a Organização Mundial da Saúde, a União Europeia e o Centro Infantil de Nova York, uma educação baseada na compreensão e no afeto, mas com limites e regras firmes, é mais eficaz, mais simples e melhor para a saúde integral da criança do que qualquer método coercitivo. Neste texto, o especialista explica 6 coisas simples que pais muito ocupados podem fazer para terem tempo de qualidade com filhos.

6 coisas simples que pais muito ocupados podem fazer para terem tempo de qualidade com filhos

Quem não gostaria de ter mais tempo para cuidar dos filhos? No entanto, a realidade é que muitos pais e mães têm que trabalhar até tarde e sendo assim, muitas vezes, eles não conseguem passar um tempo de qualidade com os filhos e acabam se sentindo culpados. Mas, não se sintam culpados. Muitos dos melhores pais e mães que eu conheço são super atarefados e para terem tempo de qualidade com os filhos, eles se esforçam para realizarem essas dicas.

Para todas aquelas mães e pais que se preocupam em não passar tempo suficiente com seus filhos, deixo estas 6 recomendações que podem lhes ajudar a aproveitar com qualidade o seu tempo que passam com seus filhos. Vocês não precisam fazer tudo, tentem dois ou três por dia. Vamos lá:

1 – Na volta pra casa cumprimente as crianças como se hoje fosse o melhor de todos os dias

Sempre que chegar em casa faça alguns instantes de festa com seus filhos. As crianças são generosas. Elas ficarão felizes em esperar por você o dia todo, se souberem que você chegará com toda a sua alegria. Respire fundo, deixe todos os problemas do lado de fora, por pelo menos 5 minutos, e lhes dê aquele abraço que as faça se sentirem preciosas. O mesmo vale para quando você estiver em casa e as crianças voltarem da escola.

2 – Agradeça a pessoa que cuidou das crianças até você chegar

Cuidar de uma criança é uma das tarefas mais desgastantes que existem e, sobretudo, a mais transcendente. A pessoa que assumiu o comando exclusivo durante a sua ausência, merece o seu agradecimento. Seus filhos se sentirão valorizados se você valorizar a pessoa que cuidou deles e eles aprenderão a não considerar que não é preciso serem gratos pelas privilégios recebidos ao longo da vida.

3 – Sente-se no chão e brinque com as crianças

Brincar é uma das tarefas que mais cria vínculo entre pais e filhos. Coloque seu celular no silencioso e se permita ser guiado pelas brincadeiras físicas. Que seja por 10 minutos, mas dê atenção total ao instante do brincar livremente com as crianças e não permita que coisa alguma o interrompa. Vocês podem colorir um desenho; podem montar bonecos de LEGO; podem criar teatros com fantoches… Deixe as crianças usarem a imaginação e se conecte com as brincadeiras que elas escolherem.

4 – Retribua e oferece afeto físico e psicoemocional

Uma das coisas que mais fortalece o vínculo entre os filhos e os pais são as demonstrações de afeto físico. Dê-lhes beijos, abraços e rodopios, se eles quiserem e consentirem. Se são crianças de colo, aproveite os momentos do banho, do vestir, para demonstrar cuidado e ensinamento de autonomia. Coloque-as no colo para contar uma história e, no final de semana, caminhem de mãos dadas. No futuro a criança poderá esquecer os brinquedos que ganhou de você, mas, com certeza, ela jamais esquecerá os momentos de qualidade que vocês passaram juntos.

5 – Sejam empáticos, criem, conjuntamente com a criança, regras saudáveis e evitem gritos e ameaças

Qualquer psicólogo atesta que o vínculo afetivo com filhos é mais importante do que o cumprimento das regras (embora ambos sejam importantes). Portanto, se vocês chegam tarde em casa, é fundamental que cuidem muito bem do relacionamento com os filhos. Cultivem bastante o diálogo motivador e evitem gritos, ameaças ou punições. A educação positiva, mais do que qualquer outro método de limites, rotinas, reforços e normas, lhes ajudará a construírem respeito e regras saudáveis sem desconstruir o relacionamento.

6 – Deite-se com a criança até ela pegar no sono

A hora de dormir é um momento em que a criança reluta bastante, mas se você transformar esse momento num momento especial, ela se sentirá motivada a ir dormir. Aquele é o instante em que tudo está em silêncio, então é perfeito para ouvir. Deite-se ao lado dela e converse por alguns minutos. Veja algumas coisas que você pode falar com ela:

  • Conte a ela como foi seu dia e pergunte como foi o dela
  • Conte a ela a melhor parte do seu dia e pergunte qual foi a dela
  • Pergunte a ela o que ele está pensando naquele momento e valide o pensamento dela
  • Diga a ela todas as coisas que a torna especial
  • Diga umas palavras carinhosas quando ela já estiver quase dormindo ou cante um canção

Para ler os livros de Álvaro Bilbao, acesse aqui.






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.