Ao excepcional talento de Lionel Messi com a bola, acrescentam duas outras virtudes: a humildade e a solidariedade. O argentino sempre evitou os ares de grandeza e ajudou os mais necessitados, como apoiar à organização não governamental internacional Save the Children, que promove a saúde e a educação das crianças.
Messi se juntou a alguns dos melhores jogadores de futebol da Espanha, Reino Unido e Itália para aumentar as doações e apoiar as crianças em cada um de seus países. Sem ir mais longe, Álvaro Morata, atacante do Atlético de Madrid , vai pedir doações para apoiar 220 crianças em situação de pobreza e risco de exclusão social. Outros jogadores que aderiram à iniciativa são Jordan Henderson e Giorgio Chiellini.
Algumas ações sociais de Messi:
Ajudou a construir um hospital
O San Joan de Déu é um prédio de quatro andares, que conta com 38 quartos, salas cirúrgicas, laboratórios de pesquisa e espaços para famílias acompanhantes de pacientes. Este hospital trata 215 novas crianças com câncer por ano e, segundo as estatísticas, cerca de 80% delas superam a doença.
Frequenta e contribui com eventos beneficentes
Sempre que são convidados para um evento beneficente, Messi e Anto Roccuzzo comparecem. Em meados de maio, eles foram a um jantar oferecido por Idrissa Gana Gueye. O objetivo era arrecadar fundos para crianças com câncer e HIV no Senegal, país de origem do jogador do PSG.
Não se esquece da Argentina
Ele doou 500.000 euros para a Fundação Garrahan (um hospital em seu país natal) como parte da luta contra a pandemia de coronavírus. Foi uma grande contribuição através de sua fundação. Desta forma, o homem de Rosario deixou claro seu compromisso com os mais afetados pelo surto de COVID-19 em sua terra.
Barcelona tem o seu apoio
A estrela do Rosario desembolsou um milhão de euros para um hospital de Barcelona no âmbito da emergência de saúde devido à pandemia, segundo vários relatos da mídia catalã.
Favoreceu à acessibilidade a uma pessoa com deficiência visual
Cristian Guglielmett ficou cego e hemiplégico aos 17 anos, embora após tarefas de cinesiologia tenha conseguido recuperar a mobilidade, mas não a cegueira. Messi soube do caso e o ajudou doando um inovador dispositivo portátil com inteligência artificial que lê todo tipo de texto, reconhece rostos e elementos do ambiente em tempo real.
Doa café da manhã 15 mil crianças
A sua Fundação leva o café da manhã para 15.000 crianças, todos os dias, o projeto é denominado “Pequenos-Almoços em Moçambique”, segundo a fundação, essas crianças se alimentavam apenas uma vez por dia, e caminham mais de 7km todos os dias para chegar até a escola.
O propósito da Fundação Messi dentro desse projeto é de reduzir a desnutrição crônica e melhorar a qualidade de vida dos alunos, bem como o desempenho escolar por meio da abertura de refeitórios, sendo o pequeno-almoço um alimento de vital importância para esta população.