De acordo com informações divulgadas no site Gauchazh, uma empresa de Porto Alegre teve a iniciativa de realizar testes em drone para desinfectar áreas abertas.
O drone Pelicano 2020 foi adaptado a partir de um veiculo agrícola que pulveriza produtos sobre grandes áreas plantadas, a iniciativa foi pensada por voluntários e a empresa SkyDrones para ajudar no combate ao novo coronavírus.
A aeronave não tripulada teve seus testes realizados na última terça-feira (24), no Parque Harmonia e na Orla do Guaíba. O drone pode desinfectar um hectare (10 mil metros quadrados) em um período de 8 a 10 minutos, pode carregar 10 quilos de produtos químicos, e agir sobre até 25 hectares por dia, incluindo áreas de difícil acesso.
“Nós já usamos esse pulverizador para combater o zika vírus, o que foi chamado de ‘zika killer’. Somos a empresa mais antiga do Brasil no desenvolvimento de não tripulados. Nos oferecemos para ajudar neste momento atípico” conta o diretor fundador da empresa, Ulf Bogdawa.
A SkyDrones solicitou a parceiros na China os protocolos de desinfecção para saber sobre os produtos aplicados, e junto com o Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) dosou as substâncias necessárias.
Outros países como China, França e Bélgica também já utilizaram de drones durante a pandemia do Covid-19, além de pulverizar produtos de limpeza também foram utilizados para informar sobre as medidas de enfrentamento.
A empresa colocou-se à disposição, sem custos, para ajudar a prefeitura de Porto Alegre na limpeza de ambientes públicos.
“É mais uma tecnologia que a gente produz para um fim, mas que também pode utilizar para outro” comemora Bogdawa.
” Achei muito interessante a proposta. É uma maneira muito prática de disseminar produtos químicos. Solicitei testes de eficácia, para saber o quanto o produto realmente fica aplicado na superfície, para pensarmos em aplicar em larga escala. Está em fase de estudos.” afirma o secretário de Saúde de Porto Alegre, Pablo Stürmer.