Jeff Haden, uma das pessoas mais influentes e populares do LinkedIn e autor de quase 30 livros de negócios e comunicação, explicou como algumas pessoas podem facilmente conquistar a confiança de todos e criar uma imagem positiva de si mesmos. Resumimos a explicação de Haden em 13 pontos importantes que o ajudarão a se tornar uma pessoa encantadoramente confiável.
Como as pessoas confiáveis agem?
1 – Elas têm uma atitude mental saudável e isso é sentido e visto pelos outros
É fácil ser cínico e falar com as pessoas com má vontade ou de maneira grosseira, mas, se você quer que os outros achem você uma pessoa legal, não é isso o que a gente recomenda. Já é comprovado que gente positiva e otimista tem mais sucesso e uma reputação melhor.
2 – Elas falam sempre com um tom de voz amigável
Se alguém grita demais ou constantemente sobe o tom da voz para mostrar que tem razão, essa pessoa não é exatamente alguém com quem todo mundo gosta de conversar. Pessoas que se comunicam bem são aquelas que falam de forma clara, confiante e com um tom de voz amigável, e não intimidador.
3 – Elas mantêm a compostura em todas as situações
Todo mundo se estressa, se irrita, perde a paciência de vez em quando e, inclusive, fica triste. Agora, se você espera que as pessoas à sua volta gostem de você, é melhor manter a compostura e evitar ter rompantes de raiva ou até mesmo de alegria extrema.
4 – Elas têm paciência
Hill nos lembra de que esperar a hora certa de agir coloca qualquer um em vantagem com relação às pessoas mais impacientes. A pressa, além de inimiga da perfeição, como diz o ditado, também costuma estar por trás de atitudes que não tiveram um final feliz.
5 – Elas mantêm a mente aberta
Pessoas que não aceitam críticas, são preconceituosas, mesquinhas e não aceitam outros pontos de vista e argumentos deixam isso transparecer e, consequentemente, não são consideradas muito agradáveis. Aliás, de acordo com Hill, quem tem uma mente fechada geralmente perde oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Fica a dica.
6 – Elas sorriem quando falam com os outros
Sorrir é fundamental, sempre. Faz bem para você mesmo e, agora você já sabe, para suas relações interpessoais. Quando você sorri, as pessoas à sua volta ficam tranquilas e com a guarda baixa.
7 – Elas sabem que nem tudo o que pensam precisa ser dito
Parece até indireta para quem atualiza o status do Facebook a cada dois minutos ou para quem xinga muito no Twitter, mas a verdade é que, de acordo com Hill, pessoas agradáveis não costumam ofender outras pessoas dizendo exatamente tudo o que pensam ou sentem, ainda que tenham razão.
Voltando ao exemplo do Facebook ou dos comentários feitos na internet de maneira geral, é simples: quando você é grosseiro e deixa isso explícito, quem vê de fora vai apenas pensar que você é uma pessoa agressiva e que tem algum problema de autoconfiança para precisar se expressar dessa maneira. Pessoas vistas assim são consideradas agradáveis? É claro que não.
8 – Elas não procrastinam
Deixar tudo para depois passa a imagem de que você é uma pessoa com medo de colocar a mão na massa ou de que não se compromete realmente com nada.
9 – Elas se propõem a fazer pelo menos uma boa ação por dia
Boa ação, aqui, vai desde dar passagem para alguém até surpreender um colega de trabalho com algum mimo. Detalhe: pessoas agradáveis fazem esse tipo de gentileza sem esperar nada em troca. Já é comprovado que pessoas gentis têm relacionamentos interpessoais de ótima qualidade.
10 – Elas sabem lidar com rejeição e fracasso
Se quando alguém corrige alguma coisa feita por você a sua primeira atitude é ficar com raiva e pensar logo em uma maneira de provar que estava certo, temos uma má notícia: talvez os outros não o vejam como uma pessoa muito agradável. Na verdade, se alguém está corrigindo você, seria bacana ver isso como um aprendizado. Ninguém sabe de tudo, e as pessoas que gostam de se mostrar certas o tempo todo são, na verdade, as mais inseguras.
11 – Elas dão atenção à pessoa com quem estão falando
Pessoas agradáveis são atenciosas e, durante uma conversa, dão abertura para que o interlocutor fale à vontade. Elas demonstram interesse pelo que o outro está falando.
12 – Elas sabem valorizar as qualidades das outras pessoas
Aqui, de novo, é preciso frisar a importância da espontaneidade – de outra forma, você vai parecer um “puxa-saco”. Reconheça as coisas legais que os outros fazem, mas sem exagerar nos elogios.
13 – Elas pedem feedbacks às pessoas de confiança
Pessoas agradáveis se preocupam com a imagem que passam e, por isso, frequentemente pedem a opinião sincera daqueles que as conhecem mais de perto. Como aceitam críticas de forma positiva, se têm um feedback de que poderiam melhorar em determinado aspecto, é exatamente isso que farão. Como disse Feloni, as pessoas de sucesso não fingem que são agradáveis. Elas são agradáveis porque se importam com suas condutas e com a imagem que passam aos outros.
Inspirado na obra de Jeff Haden – Tradução e livre adaptação de Portal Raízes