De acordo com o neuropsicólogo, psicoterapeuta, doutor em psicologia, formador em disciplina positiva e escritor, Álvaro Bilbao, que também colabora com a Organização Mundial da Saúde, a União Europeia e o Centro Infantil de Nova York, uma educação baseada na compreensão e no afeto, mas com limites e regras firmes, é mais eficaz, mais simples e melhor para a saúde integral da criança do que qualquer método coercitivo. Neste texto, o especialista explica 6 coisas simples que pais muito ocupados podem fazer para terem tempo de qualidade com filhos.
6 coisas simples que pais muito ocupados podem fazer para terem tempo de qualidade com filhos
Quem não gostaria de ter mais tempo para cuidar dos filhos? No entanto, a realidade é que muitos pais e mães têm que trabalhar até tarde e sendo assim, muitas vezes, eles não conseguem passar um tempo de qualidade com os filhos e acabam se sentindo culpados. Mas, não se sintam culpados. Muitos dos melhores pais e mães que eu conheço são super atarefados e para terem tempo de qualidade com os filhos, eles se esforçam para realizarem essas dicas.
Para todas aquelas mães e pais que se preocupam em não passar tempo suficiente com seus filhos, deixo estas 6 recomendações que podem lhes ajudar a aproveitar com qualidade o seu tempo que passam com seus filhos. Vocês não precisam fazer tudo, tentem dois ou três por dia. Vamos lá:
1 – Na volta pra casa cumprimente as crianças como se hoje fosse o melhor de todos os dias
Sempre que chegar em casa faça alguns instantes de festa com seus filhos. As crianças são generosas. Elas ficarão felizes em esperar por você o dia todo, se souberem que você chegará com toda a sua alegria. Respire fundo, deixe todos os problemas do lado de fora, por pelo menos 5 minutos, e lhes dê aquele abraço que as faça se sentirem preciosas. O mesmo vale para quando você estiver em casa e as crianças voltarem da escola.
2 – Agradeça a pessoa que cuidou das crianças até você chegar
Cuidar de uma criança é uma das tarefas mais desgastantes que existem e, sobretudo, a mais transcendente. A pessoa que assumiu o comando exclusivo durante a sua ausência, merece o seu agradecimento. Seus filhos se sentirão valorizados se você valorizar a pessoa que cuidou deles e eles aprenderão a não considerar que não é preciso serem gratos pelas privilégios recebidos ao longo da vida.
3 – Sente-se no chão e brinque com as crianças
Brincar é uma das tarefas que mais cria vínculo entre pais e filhos. Coloque seu celular no silencioso e se permita ser guiado pelas brincadeiras físicas. Que seja por 10 minutos, mas dê atenção total ao instante do brincar livremente com as crianças e não permita que coisa alguma o interrompa. Vocês podem colorir um desenho; podem montar bonecos de LEGO; podem criar teatros com fantoches… Deixe as crianças usarem a imaginação e se conecte com as brincadeiras que elas escolherem.
4 – Retribua e oferece afeto físico e psicoemocional
Uma das coisas que mais fortalece o vínculo entre os filhos e os pais são as demonstrações de afeto físico. Dê-lhes beijos, abraços e rodopios, se eles quiserem e consentirem. Se são crianças de colo, aproveite os momentos do banho, do vestir, para demonstrar cuidado e ensinamento de autonomia. Coloque-as no colo para contar uma história e, no final de semana, caminhem de mãos dadas. No futuro a criança poderá esquecer os brinquedos que ganhou de você, mas, com certeza, ela jamais esquecerá os momentos de qualidade que vocês passaram juntos.
5 – Sejam empáticos, criem, conjuntamente com a criança, regras saudáveis e evitem gritos e ameaças
Qualquer psicólogo atesta que o vínculo afetivo com filhos é mais importante do que o cumprimento das regras (embora ambos sejam importantes). Portanto, se vocês chegam tarde em casa, é fundamental que cuidem muito bem do relacionamento com os filhos. Cultivem bastante o diálogo motivador e evitem gritos, ameaças ou punições. A educação positiva, mais do que qualquer outro método de limites, rotinas, reforços e normas, lhes ajudará a construírem respeito e regras saudáveis sem desconstruir o relacionamento.
6 – Deite-se com a criança até ela pegar no sono
A hora de dormir é um momento em que a criança reluta bastante, mas se você transformar esse momento num momento especial, ela se sentirá motivada a ir dormir. Aquele é o instante em que tudo está em silêncio, então é perfeito para ouvir. Deite-se ao lado dela e converse por alguns minutos. Veja algumas coisas que você pode falar com ela:
- Conte a ela como foi seu dia e pergunte como foi o dela
- Conte a ela a melhor parte do seu dia e pergunte qual foi a dela
- Pergunte a ela o que ele está pensando naquele momento e valide o pensamento dela
- Diga a ela todas as coisas que a torna especial
- Diga umas palavras carinhosas quando ela já estiver quase dormindo ou cante um canção
Para ler os livros de Álvaro Bilbao, acesse aqui.