Psicologia e Comportamento

5 sinais de que o açúcar está acabando com a sua pele

Você sabia que comer muito açúcar também não é saudável para a sua pele? Isso mesmo – o consumo excessivo de açúcar pode ter efeitos físicos perceptíveis na aparência da sua pele. É verdade que existem muitos fatores que arruínam sua pele,  mas o açúcar é provavelmente um dos piores agressores, especialmente da pele do rosto. Não só você deve evitar o açúcar por razões dietéticas (a OMS recomenda que você reduza muito), agora você tem o incentivo adicional de proteger sua aparência dos estragos do açúcar.

5 efeitos do açúcar na pele

O açúcar danifica a pele através de um processo natural chamado glicação. A glicação é quando uma molécula de açúcar se junta à uma proteína deixando-a instável. O açúcar na corrente sanguínea se liga às proteínas e produz radicais livres nocivos chamados Produtos Finais de Glicação Avançada. À medida que a Glicação Avançada acumula (quanto mais açúcar você come, mais elas se desenvolvem), elas danificam as proteínas ao seu redor.

1. danos no colágeno e na elastina

Uma dieta rica em açúcar também afeta o tipo de colágeno que você tem. Sua pele contém três tipos principais de colágeno (apropriadamente chamados de Tipo I, II e III). A estabilidade e a resiliência do colágeno aumentam a cada estágio: o tipo I é o mais fraco e o tipo III o mais forte. A glicação degrada o colágeno tipo III em tipo I, diminuindo assim a resistência estrutural e a estabilidade da pele.

As proteínas que são mais vulneráveis ​​a danos são aquelas que servem como blocos de construção para sua pele: colágeno e elastina. Estas proteínas mantêm a pele firme e elástica e são responsáveis ​​pelas características gordas e saltitantes de uma tez saudável e jovem. As Glicações Avançadas tornam seu colágeno e elastina rígidos, secos e quebradiços, tirando-lhes força e elasticidade. Os efeitos são vistos em sua tez na forma de linhas finas, flacidez e rugas.

2. Exacerbação de condições inflamatórias da pele

Comer muito açúcar de carboidratos simples faz com que seus níveis de açúcar no sangue aumentem, o que, por sua vez, aumenta a inflamação dentro do corpo . Se você tem uma condição inflamatória da pele, como psoríase, rosácea ou eczema , um aumento na inflamação pode desencadear ou exacerbar seus sintomas.

3. Desativa enzimas antioxidantes naturais

Além de danificar as proteínas essenciais da pele, as Glicações Avançadas desativam as enzimas antioxidantes naturais do corpo . Sem proteção contra antioxidantes, sua pele fica mais vulnerável aos danos dos radicais livres causados ​​por agressores ambientais como poluição, luz azul e raios UV. Deixados à vontade (e se ligam às proteínas estruturais da pele), os radicais livres desencadeiam o estresse oxidativo que contribui para o envelhecimento prematuro da pele.

4 – Envelhecimento prematuro

Um dos efeitos mais prejudiciais do açúcar é que faz com que sua pele pareça prematuramente envelhecida. O açúcar quebra o colágeno e a elastina – as proteínas que dão forma, estrutura e firmeza à sua pele. Quando isso ocorre, sua pele pode começar a parecer enrugada, flácida, seca e sem brilho.

5 – Erupções de acne

O consumo excessivo de açúcar pode aumentar o risco de acne. Como afirmado anteriormente, os picos de açúcar no sangue desencadeiam inflamação no corpo, e o aumento da inflamação pode levar a espinhas, espinhas, cravos e espinhas. Além disso, níveis elevados de açúcar no sangue fazem com que seu corpo crie mais sebo (óleo), outro fator que contribui para a acne.

Como evitar danos do açúcar na pele

A boa notícia é que nunca é tarde demais para prevenir os sinais visíveis do envelhecimento. Agora que você sabe como o açúcar pode danificar sua pele, veja como você pode combater a destruição e ter a melhor aparência:

1. Reduza drasticamente o consumo de açúcar

Pode ser difícil eliminar completamente o açúcar de sua dieta, mas isso é o ideal. É impossível ter um corpo sem inflamações, consumindo açúcar.  A prevenção aconselha manter o açúcar adicionado em não mais de 10% de sua ingestão diária de calorias e evitar “açúcares ocultos”, como malte de cevada, concentrado de suco de frutas e xarope de bordo. O pior do grupo: xarope de milho rico em frutose. Este tipo de açúcar, encontrado em refrigerantes, bebidas de frutas adoçadas e muitos alimentos embalados, produz a maioria das Glicações Avançadas.

2. Aumente a ingestão de água

Beber água não afeta diretamente a hidratação da pele, mas ajuda o corpo a realizar as principais funções que sustentam a pele saudável de forma mais eficaz. A água é essencial para a produção de colágeno e elastina, e manter seu corpo hidratado pode melhorar sua capacidade de neutralizar os efeitos do envelhecimento da glicação. Beba bastante água e incorpore alimentos ricos em água como pepino, tomate e melancia em sua dieta para manter a hidratação.

3. Complemente sua dieta

Vários estudos publicados citam as vitaminas B1 e B6 como inibidores de AGE. A vitamina B1 (tiamina) pode ser encontrada em ervilhas verdes, sementes de gergelim e espinafre, e possui poderosas propriedades antioxidantes que ajudam no combate aos radicais livres. A vitamina B6 (piridoxina), essencial para o desenvolvimento e manutenção da pele, pode ser encontrada no grão de bico, feijão e sementes de girassol.

4. Carregue em antioxidantes

Os antioxidantes neutralizam e protegem o corpo dos efeitos nocivos dos radicais livres. Essas vitaminas e minerais que ocorrem naturalmente atrapalham a glicação, impedindo que o açúcar se ligue às proteínas. Seu corpo produz antioxidantes naturalmente, mas você também pode encontrá-los em alimentos do dia a dia, como frutas vermelhas, folhas verdes e café. Você pode até encontrá-los em seus cuidados com a pele. Procure produtos que contenham vitaminas C e E, que ajudam o colágeno e a elastina a manter sua forma e manter sua força para a pele.

5. Durma bem

Um dos nossos melhores segredos de beleza é dormir o suficiente. Enquanto você dorme, sua pele fica sobrecarregada, regenerando e reparando qualquer dano causado durante o dia. Estudos mostram que a falta de sono contribui para mais linhas finas e rugas, tom de pele irregular e menos elasticidade. Mas, tudo se resume a mais do que a quantidade de sono; tão importante é a qualidade. Seu corpo faz mais trabalho durante o sono profundo para neutralizar os efeitos do envelhecimento do açúcar e outros estressores.

6. Antes de partir para estéticas consulte um especialista

Visitar periodicamente um dermatologista é essencial para garantir uma pele saudável e, consequentemente, a saúde do corpo todo. Cuidar da pele, assim como de toda a saúde, deve ser preventivo, por isso, a necessidade de consultar um dermatologista pelo menos uma vez ao ano. Consulte também um nutricionista.

Observação: Este artigo é apenas informativo. Siga sempre as orientações de seus médicos,

Da redação de Portal Raízes

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

A cada 10 mortes no Brasil, 1 pode ser atribuída ao consumo de produtos ultraprocessados

"A alma da fome é política", dizia Herbert José de Sousa, o Betinho (capa), ao…

22 horas ago

Redes sociais não são laços sociais: rede é desconectável, mas os laços são eternos – Zygmunt Bauman

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman (1925/2017), autor de mais de trinta obras publicadas no Brasil,…

1 dia ago

Negro ou Preto? É preto – Por Nabby Clifford

Neste 20 de novembro de 2024 é a primeira vez em que esta dada é…

3 dias ago

O dia 20 de novembro e o mito da democracia racial no Brasil

Qual é o lugar que a população negra ocupa no Brasil de hoje depois de…

3 dias ago

“Não é a raça que produz o racismo, é o racismo que separa os seres em raças” – Mia Couto

Geneticamente falando, a cor da pele difere entre clara, escura, muito clara, muito escura. Enfim,…

4 dias ago

A remissão da fibromialgia pode estar relacionada ao que você come

A fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por dor musculoesquelética generalizada, fadiga, sono não reparador…

5 dias ago