Já reparou que existem mulheres que parecem que estão sempre sorridentes e também, parecem que levantam da cama arrumadas e radiando boas energias? É que essas mulheres têm a prática e a manutenção da resiliência humana e da produção da serotonina (hormônio da felicidade) como estilos de vida. E para se manterem altivas, libertas, felizes e sempre prontas, seja para o trabalho ou para uma festa, elas se obrigam a praticar estas 5 atitudes. Confira:
1 – Elas investem o seu dinheiro na sua saúde e em sua alimentação
As mulheres que sempre estão radiantes, ao invés de gastarem o seu dinheiro com assessórios super caros, investem na sua saúde física e mental e numa alimentação saudável assistida. Ora, o nosso corpo é nossa fábrica de remédios onde são produzidas substâncias antibióticas, anti-inflamatórias, analgésicas, antidepressivas, estimulantes, inibidoras e etc. E a nossa alimentação, associada à prática de atividades físicas e recreativas, são as fórmulas e substâncias super poderosas de colocamos à disposição da fábrica.
Dessa maneira, se você tem o hábito de se alimentar com comida inflamatória, como açúcar, álcool e glúten… seu corpo com certeza produzirá inflamações e você poderá ganhar peso além da conta, ter dores articulares, fibromialgia, depressão, aumento da irritabilidade, insônia, diabetes, fígado gordo, problemas circulatórios, no coração e hipertensão.
A partir do momento que você, por seu amor próprio, se obriga a se alimentar corretamente e a praticar atividades físicas e lúdicas, você passa a perceber que o seu corpo perderá o vício na dor, no ostracismo e no sedentarismo. É preciso ser a consciência de que é só aos poucos que o corpo vai reagindo. Pense comigo: você passou décadas alimentando o seu corpo de inflamação, então ele precisará de anos para se adaptar ao seu novo estilo de vida. Não desista, não volte a vida de inflamação e dores, insista e acredite no seu processo de autocura. As melhoras serão sentidas de dentro para fora e transbordarão em forma de sorrisos e grande vontade de viver. Isso a tornará radiante.
2 – Elas são práticas e preferem adotar um visual confortável
Os cabelos longos são lindos, mas demandam muita dedicação e dinheiro para que fiquem saudáveis e atraentes. É claro, defendemos que todas as mulheres tenham o direito de serem como quiserem, como melhor se sentirem. E por isso que as mulheres que estão sempre prontas, seja para o trabalho ou para a balada, preferem gastar o seu tempo de cabelereiros, praticando algo que além de prazer possa lhe proporcionar saúde: como fazer trilhas, correr, dançar… Então elas preferem manter os cabelos curtos, pois além de conferir autonomia, liberdade, estilo, elegância, beleza e jovialidade, claro, é prático e confortável. Vai pro trabalho? Cabelo curtinho pronto. Vai pra balada? É só tirar o terninho, colocar um jeans, trocar os brincos e o batom, porque o cabelo já está prontíssimo. Cabelo curto é igual a sempre pronta e linda.
3 – Elas colocam o seu bem estar emocional em primeiro plano
Mulheres que têm os números 1 e 2 desta lista como hábitos, buscam o autoconhecimento e as práticas do amor próprio, da inteligência emocional e do “antes o outro aborrecido por eu dizer não, do que eu aborrecida por dizer sim”. Simplesmente porque sabem que quando uma mulher se ama, se respeita, se cuida, se valoriza… ela ensina aos outros como deve ser tratada. Colocar o seu bem estar emocional em primeiro plano, não é egoísmo, é amor próprio. É autocuidado e preservação de sua sanidade mental. Afinal de contas, quem passará com você o resto de sua vida, senão você mesma? E por que a vontade de outra pessoa deve estar acima de sua vontade? Por que você precisa se sentir exausta física e mentalmente só para que outra pessoa se sinta bem? Pratique o “antes o outro aborrecido por eu dizer não, do que eu aborrecida por dizer sim”, orientado pela psicanalista Clara Dawn, sempre que perceber está para entrar numa situação abusiva.
4 – Elas preferem desfrutar das habilidades do próprio ser do que estarem com pessoas não agradáveis
As mulheres que têm o hábito de praticarem os itens acima, com certeza sabem o quanto é prazeroso praticar a habilidades do próprio ser, pois elas se dedicam a si mesmas e sabem o quanto essa dedicação lhes rende em termos de saúde física, mental, emocional, cognitiva e psicossocial. Se o convite do domingo, é ir almoçar na casa de algum parente que sempre serve aquela sobremesa de “climão pesado”, elas certamente preferiram ficar em casa e assistir a série favorita ou fazerem yoga na natureza.
5 – Elas ajudam naturalmente outras mulheres a se levantarem
Você já ouviu falar em sororidade feminina? Este conceito tem uma origem dupla. Vem da palavra latina “sóror”, que significa “irmãs”. A sororidade refere-se a ter empatia com as outras mulheres, se colocando no lugar umas das outras e respeitando seus respectivos contextos. Dessa maneira, uma mulher que pratica todos os itens acima, é aquela que sabe o que é ser mulher num mundo machista que ainda hoje subjuga, oprime e mata mulheres apenas por serem mulheres. As mulheres que estão sempre radiante e prontas, são mulheres sensíveis à luta das mulheres por equidade de direito e contra toda o tipo de violências. Elas irradiam a sua força e estão prontas para erguer suas irmãs e para lutarem com elas e por elas.
Texto original Portal Raízes. Todas as fotografias são em homenagem à atriz Audrey Hepburn, por sua presença, vivaz, altruísta, humanista e necessária nesta Terra.