As causas do AVC em pessoas mais jovens tendem a ser diferentes dos fatores de risco em pessoas com mais de 65 anos, mas desenvolver hábitos de vida saudáveis enquanto você é jovem pode ajudar a reduzir o risco de AVC em qualquer idade.
O ator Tom Veiga, 47, intérprete do Louro José, morreu no domingo (1º) devido a um AVC hemorrágico fatal. Ele foi encontrado por um amigo em casa. O acidente vascular cerebral ocorre quando um vaso sanguíneo do cérebro fica bloqueado por um coágulo (AVC isquêmico) ou se rompe e sangra (AVC hemorrágico).
Para a maioria dos jovens, uma chance de ter um derrame parece impossível – mas não existe isso de ser jovem demais para um derrame. É verdade que o risco de AVC aumenta com a idade, mas o AVC em jovens – mesmo em bebês, crianças e adolescentes – acontece. Na verdade, entre 10 e 15 por cento dos acidentes vasculares cerebrais ocorrem em pessoas com idades entre 18 e 50, de acordo com um estudo publicado em fevereiro de 2020 na revista Stroke. Em geral, a maioria dos especialistas consideram que os jovens com AVC são menores de 45 anos.
Os fatores que contribuem para o AVC
Cerca de 1 em cada 4 pessoas tem pequenos orifícios nos dois átrios do coração, que estão presentes no nascimento, mas normalmente não são rastreados, então a maioria das pessoas não sabe que têm. As informações são do neurologista e diretor médico do Comprehensive Stroke Center na Cleveland Clinic em Ohio, Andrew Russman.
Até 25% dos derrames em pessoas com menos de 45 anos são causados por dissecção de um vaso sanguíneo no pescoço. De acordo com Russman, isso pode ocorrer por uma série de razões, incluindo trauma relacionado a esportes, embora a maioria das dissecções ocorra espontaneamente sem trauma. Os vasos sanguíneos são compostos por três camadas: uma fina camada interna de células, uma camada muscular e uma camada fibrosa. A fina camada superficial pode rasgar e o sangue pode entrar na parede do vaso. Isso causa o estreitamento dos vasos sanguíneos e pode ser a causa do derrame.
Sintomas de uma dissecção arterial podem incluir o seguinte:
- Dor de cabeça
- Dor no pescoço e no rosto, especialmente dor ao redor dos olhos
- Visão dupla ou pálpebra caída
- Uma diminuição repentina no sentido do paladar
- Distúrbios de coagulação: algumas condições, incluindo a doença das células falciformes, fazem com que o sangue forme aglomerados que podem se transformar em coágulos e causar derrames em jovens. “Muitas vezes, um derrame pode ser a primeira indicação de que eles tinham um distúrbio de coagulação”, afirma Andrew Russman
- Abuso de substâncias Especificamente, fazer cocaína contrai os vasos sanguíneos enquanto aumenta a aglomeração de células sanguíneas que causa a coagulação, explica Russman, que é como a droga contribui para o derrame em jovens. Evitar o uso de drogas e o consumo excessivo de álcool reduzirá o risco de ter um derrame em qualquer idade.
Como prevenir um AVC
Evitando o uso de álcool, cigarros, drogas; comendo alimentos saudáveis, frescos e não processados e não beber bebidas açucaradas, estão todos associados a uma menor chance de desenvolver doenças cardiovasculares. Mas, de acordo com Russman, a modificação dietética mais importante a se levar em consideração é limitar a ingestão de sal. “Se você tem predisposição à hipertensão e ingere muito sal, terá dificuldade em controlar a hipertensão, que é a principal causa de derrame”, diz Andrew Russman.
Da redação de Portal Raízes.