A vida não é fácil. As coisas nem sempre são como esperamos ou queremos. Nossos planos podem ser distorcidos a qualquer momento e depois a frustração acontece. Quanto mais cedo aceitarmos, melhor.
Ainda assim, a vida também traz momentos maravilhosos, alegrias e surpresas que valem a pena. A chave para não perder o equilíbrio emocional é encher nossa mochila com ferramentas para a vida, para que possamos lidar melhor com os momentos difíceis e desenvolver a disposição certa para aproveitar os bons momentos. Assim, essas sentenças duras, mas realistas, se tornam pequenas doses de resiliência.
Este escritor de ficção científica não foi, geralmente, conhecido por seu otimismo, mas deixou-nos uma certa frase: a realidade não se dobra as nossas expectativas, por isso não faz sentido fechar os olhos e nega-la. É melhor praticar a aceitação radical e seguir em frente.
Este filósofo que defendeu o egoísmo racional nos alerta para as consequências de negar a realidade e olhar para o outro lado. A longo prazo, é uma estratégia mal-adaptativa porque os eventos seguem seu curso e, mais cedo ou mais tarde, teremos que lidar com eles. O problema é que quanto mais demorarmos a encontrar soluções para os problemas, mais eles crescerão e mais profundas serão suas ramificações.
Entre todas as decisões possíveis, podemos decidir não fazer nada. É uma saída válida quando estamos confusos, mas não deve se tornar uma estratégia comum de enfrentamento, já que a evasão também tem consequências. E enquanto nós podemos decidir ficar de braços cruzados, não podemos escapar das consequências do caminho que escolhemos. Em nossas mãos é tomar as rédeas ou deixar as circunstâncias decidirem por nós.
Muitas vezes, nosso pensamento se torna nosso pior inimigo. Diante de um problema, o pensamento assume vida própria e começa a imaginar os piores cenários possíveis, gerando grande inquietação e ansiedade. No entanto, esta frase realista nos lembra que muitas vezes esses pensamentos recorrentes negativos nos fazem mais mal do que enfrentar a realidade.
Essa frase dura nos confronta com nossa tendência a procurar culpados e ficar presos no círculo de reclamações. Essa atitude fará com que os problemas que reclamamos se repitam constantemente, adquirindo formas diferentes, simplesmente porque estamos produzindo eles mesmos.
Uma das frases de Soren Kierkegaard mais interessantes nos convida a refletir sobre a importância de fazer as pazes com o nosso passado para entender como chegamos a um certo ponto em nossas vidas e, a partir daí, o foco no futuro. Não podemos ir muito longe se olharmos continuamente para trás.
Esta frase dura, mas realista, nos lembra que não faz sentido viver com os olhos fixos no passado, porque muitos dos erros que cometemos não podem mais ser corrigidos. No entanto, podemos aprender a lição para não cometer erros novamente.
Às vezes nos queixamos das circunstâncias, simplesmente porque elas não fluíram de acordo com nossos desejos, sem perceber que tudo poderia piorar ainda mais. De fato, nossa atitude negativa, teimosia ou obstinação é muitas vezes o que cria novos obstáculos e nos impede de resolver problemas.
Este romancista francês nos dá uma frase dura, mas que nos retrata perfeitamente. Muitas vezes somos nós, em nossa mente e com nossa atitude, que criamos os problemas ou os agravamos, pensando que todo o tempo passado foi pior e que o futuro não nos traz nada de positivo. No entanto, essa tendência à retrotopia, como Zygmunt Bauman descreveu, é o caminho mais direto para a insatisfação.
Esta frase muito verdadeira do filósofo idealista coloca o foco em nós, convidando-nos a assumir a responsabilidade por nossos pensamentos e reações. Apesar de reclamar sobre a vida e as circunstâncias, o fato é que tudo passa pelo crivo de nossas emoções, expectativas, crenças e pensamentos, tantas vezes, que criaram uma tempestade num copo de água. Estar ciente deles nos permitirá assumir uma perspectiva mais equilibrada.
Tudo pode mudar de um momento para o outro em nossas vidas, não faz sentido se agarrar a mais títulos que podem desaparecer. Faz mais sentido se preparar para as mudanças e eventualidades que, mais cedo ou mais tarde, vão bater à nossa porta.
Esta frase realista ataca com a sua simplicidade, por isso pode praticamente tornar-se um mantra para tempos difíceis. Isso nos alerta sobre nossa tendência de ficarmos presos em uma zona de conforto onde não somos felizes, mas tudo é conhecido. Às vezes é necessário reunir coragem suficiente para sair dessa situação e tudo irá melhorar.
Esta frase realista da sabedoria chinesa também nos encoraja a assumir o controle de nossas vidas, a parar de chorar sobre o leite derramado para assumir uma atitude proativa e lutar pelo que realmente queremos.
A transformação e o crescimento estão fora da zona de conforto. No entanto, toda vez que apostamos na segurança, escolhemos o caminho conhecido, porque é o mais confortável, estamos reforçando um medo. Desta forma, corremos o risco de restringir cada vez mais o círculo em que nos movemos, limitando-nos a nós mesmos como pessoas.
Este poeta nos alerta para uma verdade que às vezes não queremos reconhecer: cada minuto que passa é um minuto a menos que temos pela frente. Podemos fazer algo com a nossa vida ou podemos viver morrendo lentamente, nos condenando ao círculo de nossas certezas, onde nada muda e nada cresce.
Esta frase dura, mas realista, nos lembra que você não tem que contar os dias, mas faça cada dia contar. No final, não nos lembraremos da rotina, mas dos momentos em que vibramos, daqueles momentos que nos tiraram o fôlego e que permaneceram marcados em nossa história de vida.
No budismo, as sombras e o sol são uma coisa vista de perspectivas diferentes e essenciais para que possamos avaliar os contrastes. Embora muitas vezes nos queixemos das adversidades, também nos ajuda a valorizar e aproveitar os melhores momentos ainda mais. Podemos reclamar quando as coisas correm mal, ou podemos aproveitá-las para obter experiência e para conseguir isso quando as coisas melhorarem, elas brilharão muito mais.
Com essa frase dura, mas realista, o criador da terapia Gestalt nos convida a refletir sobre nossas expectativas, que em muitos casos é a nossa principal fonte de sofrimento e escravidão. Quanto mais se livrar das expectativas mais livres e mais equilibrados seremos porque, por um lado, não nos sentiremos obrigados a atender às expectativas dos outros e em segundo lugar, nem sentiremos que o mundo deve cumprir o nosso.
Preocupe-se com o que os outros pensam é a maneira mais direta de ser infeliz. Devemos nos conectar com o nosso interior e saber o que queremos, independentemente das pressões sociais, ou acabaremos vivendo a vida que os outros projetaram para nós.
Finalmente, um raio de sol e esperança: nunca é tarde demais para mudar, para ver o mundo de forma mais positiva, para deixar para trás um mau hábito e desenvolver uma potencialidade. A decisão está em nossas mãos.
Texto de Rincón de La Psicología, traduzido por Portal Raízes
O sociólogo polonês Zygmunt Bauman (1925/2017), autor de mais de trinta obras publicadas no Brasil,…
Neste 20 de novembro de 2024 é a primeira vez em que esta dada é…
Qual é o lugar que a população negra ocupa no Brasil de hoje depois de…
Geneticamente falando, a cor da pele difere entre clara, escura, muito clara, muito escura. Enfim,…
A fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por dor musculoesquelética generalizada, fadiga, sono não reparador…
Julia Roberts, atriz, ganhadora de um Oscar e três Globos de Ouro, em uma entrevista…