A primeira semana se junho chega com gostinho de especial, dois fenômenos, o eclipse lunar penumbral e a aparição de Mercúrio, farão do céu o palco para seu espetáculo e poderão ser contemplados a olho nu do Brasil, nas regiões que não estiverem nubladas.
Na quinta-feira (4), aparece Mercúrio no céu. O fenômeno ocorre porque o planeta estará afastado do sol em 23° no oriente, movimento chamado de elongação máxima oriental e poderá ser visto a olho nu, sem necessidade de usar telescópio. O planeta, que é o mais próximo do Sol, estará mais visível no entardecer – a dica é olhar para o horizonte oeste a partir de uma hora antes do pôr do sol e logo após ele se pôr.
Na sexta-feira (5), ocorrerá o eclipse lunar penumbral. Neste fenômeno, a lua passará por uma área parcialmente iluminada da Terra, chamada de penumbra. Nesse percurso, a lua estará cheia e menos brilhante do que o normal. Isto ocorre porque uma parte da luz do Sol é impedida de chegar à Lua.
Esse tipo de eclipse é o mais sutil, mas ainda assim é possível de se enxergar a olho nu. Especialistas recomendam olhar atentamente para perceber as ligeiras mudanças. Para visualizar este fenômeno, também basta olhar para o céu entre às 17h e 21h, caso o céu da sua região não esteja nublado.
Foto de capa: imagem meramente ilustrativa, lua e mercúrio.
__
Se você gostou do texto, curta, compartilhe com os amigos e não se esqueça de comentar, isso nos ajuda a continuar trazendo conteúdos incríveis para você. Siga-nos também no Instagram e Youtube.