O relacionamento abusivo é definido como uma relação que apresenta abusos de ordem física e/ou emocional. A relação se torna abusiva quando uma das pessoas utiliza o poder para manipular e controlar o outro, por exemplo: controle do uso de roupas, amizades, redes sociais, ciúme excessivo e vitimização. O controle e a manipulação acontecem na maioria das vezes de forma velada por meio da violência psicológica e com pequenas privações do tipo: controlar até as amizades e o contato com familiares.
Entrar em um relacionamento depois de deixar um abusivo pode ser desafiador de diferentes maneiras. Para começar, o indivíduo pode não ter consciência de como é um relacionamento saudável. Além disso, como sofreram abuso no relacionamento, pode ser difícil para eles se conectarem emocionalmente com seus parceiros, causando conflitos no relacionamento.
O estudo de pesquisa “O que envolve deixar um parceiro abusivo e como seu bem-estar psicológico é afetado”, escrito por Deborah K Anderson e Daniel George Saunders, traz explicações simples de como vencer o medo de namorar depois de sair de um relacionamento abusivo. Dentre as assertivas e estratégias dos estudiosos, escolhemos 12 e mais uma extra. Se você ou alguém que você conhece pretende namorar depois de um relacionamento abusivo, aqui estão 13 passos para ajudá-los a se relacionar sem medo:
É importante notar que nenhum sinal indica o momento perfeito para iniciar um relacionamento após o abuso.
Isso ocorre porque alguns recursos não verificados do seu anterior podem aparecer em seu novo relacionamento. Portanto, ao iniciar um novo relacionamento após um relacionamento abusivo, há algumas coisas a serem consideradas.
Depois de deixar seu antigo sindicato, você pode estar interessado em entrar em um novo quase imediatamente. No entanto, você precisa ter tempo para se recuperar de um relacionamento abusivo para evitar que algum trauma oculto reflita em seu novo relacionamento.
Às vezes, a excitação que vem com o namoro depois de um relacionamento abusivo pode impedi-lo de perceber que existem problemas pessoais não resolvidos que você não resolveu por si mesmo.
Antes de namorar depois de um relacionamento abusivo, você precisa se educar. Este é o momento em que você aprende tudo sobre relacionamentos abusivos e saudáveis . Saber mais sobre relacionamentos abusivos ajuda a entender tudo o que você passou para se curar adequadamente.
Também ajuda a identificar os sinais de abuso quando você deseja entrar em um novo relacionamento. Por outro lado, aprender sobre relacionamentos saudáveis ajuda você a saber o que esperar de seu novo parceiro quando começar a namorar.
Porque você experimentou um relacionamento abusivo, existem alguns sinais de alerta que você naturalmente detectaria em um parceiro em potencial sem ser informado.
Portanto, quando você percebe que um indivíduo tende a ser um parceiro tóxico que criaria um relacionamento abusivo, é melhor terminar as coisas nesse estágio. Se você sente que tudo não está certo, provavelmente está correto e precisa ter cuidado com eles antes que as coisas se tornem mais íntimas e complicadas.
Antes de começar a namorar depois de um relacionamento abusivo, você precisa levar as coisas devagar. Invista tempo suficiente em saber tudo sobre seu parceiro e deixe-o conhecer você também.
Tenha cuidado para confirmar se eles têm alguns traços tóxicos que podem tornar seu relacionamento abusivo. Vocês dois devem chegar ao ponto em que não tenham medo de se expressar de forma saudável.
Qualquer vítima de abuso experimenta ansiedade ou depressão quando algo os lembra de seu relacionamento abusivo. Esses gatilhos podem ser um cheiro, um gosto, palavras, som, gritos, música, etc.
Quando esses gatilhos estão em jogo, a vítima se lembra de seu agressor e começa a experimentar ataques de pânico, lembranças tristes, etc.
Você pode não estar ciente desses gatilhos até que reserve um tempo para estudar a si mesmo adequadamente. Quando você puder identificar esses gatilhos, poderá discuti-los com seu parceiro em potencial para ajudá-lo a controlá-los.
Você pode se arrastar por muitos anos entre as sequelas de um relacionamento abusivo. E por isso você precisa de ajuda qualificada para aprender a aceitar que você pode e merece um relacionamento saudável. Você pode procurar ajuda profissional de um terapeuta vasto neste campo para ajudá-lo no processo de cura. A ajuda profissional permite que você reconheça seu passado e aprenda métodos de enfrentamento para lidar com os gatilhos.
Parceiros abusivos podem isolar seus cônjuges de sua família e amigos quando estão em um relacionamento. Quando você deseja começar a namorar após um relacionamento abusivo, é importante se reconectar com sua família, amigos e outras categorias de pessoas que compõem seu sistema de apoio.
Com um sistema de suporte sólido, você pode se recuperar rapidamente do trauma de um relacionamento abusivo e colocar sua vida de volta nos trilhos.
Se você quer começar a namorar depois de um relacionamento abusivo, você precisa se cuidar intencionalmente. Seu autocuidado é importante para se manter emocional e mentalmente estável.
Você deve olhar para as coisas que o fazem feliz e fazê-las com mais frequência. Isso faz parte do processo de cura porque é importante aumentar sua autoestima e se amar mais antes de namorar depois de um relacionamento tóxico.
Um relacionamento saudável precisa de confiança para prosperar. Normalmente, as pessoas que sofrem abuso têm dificuldade em confiar novamente por causa dos atos de seu parceiro. Portanto, seria mais difícil para eles serem vulneráveis em torno de seu parceiro.
No entanto, se você quiser começar a namorar novamente depois de um relacionamento abusivo, precisa aprender a confiar nas pessoas. Você pode começar devagar observando suas ações e confiando neles até se sentir confortável com eles.
Quando você começa a se sentir confortável com seu parceiro em potencial, não seria ruim se abrir com ele sobre detalhes de seu relacionamento passado . Você precisa ter uma comunicação aberta e honesta com seu possível parceiro sobre o abuso que você sofreu.
Além disso, permita que eles falem sobre o passado, porque é necessário promover a confiança ao iniciar um novo relacionamento. Se você perceber que seu parceiro em potencial está disposto a ajudá-lo a se curar do trauma de seu relacionamento passado, é um sinal de que ele pode ser a pessoa certa para você.
Às vezes, o comportamento do seu parceiro em potencial pode lembrá-lo do abuso que você sofreu em seu relacionamento anterior.
Eles podem não estar cientes até que você mencione isso a eles. Se o seu parceiro em potencial for a pessoa certa para você, ele se corrigirá e pedirá desculpas. Quando você se comunica abertamente com seu parceiro, você se sente mais seguro com ele.
Quem sai de um relacionamento abusivo e tóxico não vai querer voltar para outro semelhante. Portanto, antes de começar a namorar após um relacionamento abusivo, você precisa ter clareza sobre o tipo de relacionamento que deseja.
Identifique as bandeiras vermelhas que você notou em seus relacionamentos anteriores e use-as como referência ao selecionar um novo parceiro. Além disso, identifique os limites que deseja estabelecer em seu novo relacionamento para não experimentar algumas coisas pelas quais passou no relacionamento anterior.
Deixamos este tópico por último por considerarmos o mais importante. Ele é um lembrete de que existem os serviços públicos criados para ajudar mulheres a superar a violência psicológica e/ou física causada por um relacionamento abusivo. Qualquer pessoa pode fazer denúncias anonimamente ligando para o número 180, da Central de Atendimento à Mulher.
Ame sua vida e ame a si mesma acima de tudo. Assim você conseguirá discernir o que é bom para você e o que te faz mal, e com isso conseguirá fazer as escolhas certas para sua felicidade e bem-estar.
“É necessário maior atenção por parte do Ministério da Educação (MEC) na carga horário dos…
Manter um ambiente limpo e organizado vai além da estética: essa prática também traz impactos…
Você sabe em que consiste o trabalho de um psicólogo? Você acredita que ter uma…
As apostas esportivas, quando realizadas de maneira controlada e consciente, podem ser uma atividade recreativa…
Jonathan Haidt, renomado psicólogo social, em seu livro: "Geração Ansiosa - Como a Infância Hiperconectada…
Vou lhes contar a história do meu filho Arthur, um jovem estudante de arquitetura, aspirante…