Não é incomum ter um relacionamento complicado com seus filhos. Assim como você, seus filhos são apenas humanos, sujeitos às mesmas reações e emoções. Mas onde está a linha entre brigas familiares e comportamento tóxico ou abusivo?
Como adultos, temos escolhas que não tínhamos quando crianças e, por isso, não somos mais obrigados a fazer sempre o que nossos pais querem. Se você foi criado para respeitar os mais velhos, obedecer a seus pais e agradá-los a todo custo, estabelecer limites e exigir que eles lhe respeitem, pode parecer estranho. Mas os especialistas nos exortam a desafiar essa mentalidade.
Sharon Martin, psicoterapeuta, 25 anos de experiência no tratamento de codependência, perfeccionismo e ansiedade, em seu livro The Better Boundaries Workbook, (O livro dos melhores exercícios de limites), traz à lume reflexões e exercícios acerca de como impor limites aos comportamentos tóxicos e/ou abusivos que os pais praticavam na nossa infância e continuam praticando mesmo depois que nos tornamos adultos. Confira:
É normal querer agradar seus pais, não importa sua idade. Mas seja realista sobre se é possível e quanto seus esforços estão custando emocionalmente, fisicamente, mentalmente, financeiramente e espiritualmente.
A coisa mais prejudicial a fazer a si mesmo é acreditar que você poderá, de algum modo, consertá-los. Não pode. E essa tarefa também é sua. Quem deseja mudança, busca a mudança. Se você sabe disso, não precisa ficar lá e pegar o que eles estão lhe dando. Você pode escolher por si mesmo se quer aquilo na sua vida. Pode ajudar muito decidir a partir da lista do que você NÃO quer para sua vida. Isso com certeza vai libertá-lo da demanda de tentar consertar seus pais.
Quando outras pessoas julgam ou criticam a decisão de limitar o contato ou estabelecer outros limites com pais tóxicos, geralmente é porque elas têm pais emocionalmente saudáveis que as tratam com respeito. Mas você está limitando o contato porque seus pais são abusivos e lhe tratam mal. Ora, os seus pais não recebem um passe livre para maltratar você, simplesmente porque são seus pais.
Filhos de pais tóxicos podem não estar acostumados a cuidar de si mesmos. Use um mantra como ‘O autocuidado não é egoísta’, ou ‘Minhas necessidades importam’, ou ‘Sou adulto e tenho o direito de fazer minhas próprias escolhas’.
Da redação de Portal Raízes a partir dos saberes da psicoterapeuta, Sharon Martin (capa).
O 'não' conserva as relações de respeito entre pais e filhos, amigos e casais. Define…
Vivemos na era digital, um tempo em que a informação está ao alcance de um…
Relacionamentos são fontes de alegria, apoio e cumplicidade, mas quando um relacionamento se torna tóxico,…
Se você está lendo isso, talvez esteja buscando respostas, talvez esteja sentindo o peso invisível…
As questões da violência contra a mulher, a culpabilização da vítima, a impunidade do agressor,…
O não reconhecimento da gravidade das violências contra as mulheres, corrobora para que a situação…