O dicionário on-line da Webster fornece uma definição muito boa de hipócrita: é “uma pessoa que coloca uma falsa aparência de virtude” ou “uma pessoa que age em contradição com suas crenças ou sentimentos declarados”. Hipocrisia é uma palavra derivada do grego e significa simplesmente “fingir”. E de certa forma, todos nós fingimos de vez em quando, mas a hipocrisia exacerbada é prejudicial às relações humanas, especialmente se for no ambiente familiar.
Veja abaixo 10 sugestões de como lidar com parentes hipócritas:
Às vezes você tem que lidar com o comportamento hipócrita de alguém sem ter muita escolha. Se o comportamento é irritante, mas não há nada que você possa fazer a respeito naquele momento, aguente-o por um tempo até a pessoa ir embora. Isso pode ser eficaz se você raramente a vê.
Reconheça que está lidando com um hipócrita e retire-se da conversa se o comportamento dele estiver realmente afetando você. Afastar-se ajudará você a manter a calma e evitará que um confronto acalorado aconteça. Você não precisa ir embora visivelmente zangado! Sorria, diga algumas breves palavras de despedida e saia da conversa assim que puder.
Por exemplo, “Estou atrasado para a aula – tenho que ir!” ou “Vou pegar algo para comer”.
Não deixe que as ações ou palavras da pessoa estraguem seu dia ou o deixe fora de forma. Respire fundo ou conte até 10 para manter a calma e o controle. Se precisar, afaste-se por alguns minutos para clarear as ideias.
Se você está conversando com alguém e sabe que não tem chance de mudar de ideia ou comportamento, tente deixar para lá. É improvável que apontar a hipocrisia faça algum bem a você ou à outra pessoa. Reconheça mentalmente a hipocrisia e siga em frente com o seu dia.
Se a pessoa está sendo hipócrita sobre um assunto sem importância e não está prejudicando ninguém com seu comportamento, apenas reconheça isso e deixe para lá. Isso é especialmente importante quando você está lidando com alguém que precisa ver todos os dias, como um cônjuge ou parente próximo. O comportamento dessa pessoa pode ser irritante, mas não vale a pena fazer barulho ou criar dificuldades adicionais.
Pode ser difícil “pegar” alguém sendo um hipócrita porque você pode não ter todos os fatos. A menos que você tenha certeza da hipocrisia da pessoa, tente controlar seus sentimentos e ignorar o comportamento dela. Por exemplo, digamos que seu parente fale constantemente sobre a importância da reciclagem, mas você suspeita que ele não faz nem a coleta seletiva. Não se empolgue tentando “pegá-lo na hipocrisia” se você não tem certeza se ele recicla ou não.
A hipocrisia pode ser relativamente inofensiva ou extremamente prejudicial. Se a hipocrisia é em pequena escala, não deixe que isso lhe afete. No entanto, se isso afetar você ou outras pessoas em grande escala, leve-o mais a sério e considere confrontar a pessoa ou até mesmo, se for o caso, denunciá-la. Por exemplo, se você sabe que sua prima odeia gatos, mas na frente de sua avó, ela finge adorá-los, isso pode ser perigoso para os gatinhos e para os avós, caso os avós peçam a ela pra cuidar deles em algum momento. Outro exemplo: uma tia sua fala frequentemente sobre igualdade racial, mas no dia a dia ela faz comentários e práticas racistas. Isso é muito mais sério.
Se você acha que o confronto é o melhor caminho a seguir, aborde a situação de maneira civilizada e calma. Use a abordagem do “sanduíche” começando com algo positivo, dizendo o que você precisa dizer sobre hipocrisia e terminando com algo positivo. Por exemplo, se quiser confrontar sua tia racista, diga: “Tia, você sempre foi legal comigo. Você diz que aceita todo mundo, mas ouvi você fazer comentários racistas para alguns de meus amigos. Eu quero continuar te admirando, mas não posso fazer isso se você tratar meus amigos dessa maneira”.
Confrontar um hipócrita pode ser uma situação delicada. Declarações “eu” podem ajudar a definir um tom menos agressivo na conversa. Por exemplo: “Eu me sinto muito desapontado com isso. Eu gostaria de entender seus sentimentos sobre esse assunto, mas gostaria que você refletisse no quanto eles podem ser prejudiciais às pessoas”.
Às vezes você pode confrontar uma pessoa hipócrita de forma razoável e respeitosa e o resultado será positivo. Outras vezes, o hipócrita pode ser hostil em troca. Esteja preparado para uma reação negativa. Lembre-se de não participar se a pessoa tentar agravar a situação. Responda a ela com um tom de voz calmo e uniforme. Se estiver claro que a pessoa não pode, ou não quer, ver sua própria hipocrisia, você tem todo o direito de beneficiar a existência do convívio com ela.
Qual alimentação você prefere: a que inflama ou a desinflama? A remissão da fibromialgia, e…
Julia Roberts, atriz, ganhadora de um Oscar e três Globos de Ouro, em uma entrevista…
A luta das mulheres por equidade de direitos é uma constante na história mundial, refletindo…
Alejandro Jodorowsky é um artista chileno conhecido por sua vasta obra como cineasta, escritor, poeta,…
“É necessário maior atenção por parte do Ministério da Educação (MEC) na carga horário dos…
Manter um ambiente limpo e organizado vai além da estética: essa prática também traz impactos…