Cultura

10 filmes que mostram quão bonito pode ser o relacionamento entre pai e filho

Os pais nesta lista filmes variam em suas fraquezas como pais, enquanto alguns são superprotetores, outros não estão envolvidos ou são indiferentes. Cada um desses filmes mostra uma dinâmica pai/filho única enquanto enfrentam as provações da vida e aprendem um sobre o outro no processo. A maioria dos filmes abaixo são de ficção, mas isso não tira as lutas reais retratadas ou as lições aprendidas entre essas duplas únicas de pai / filho. Seja um filho tentando se conectar com seu pai em seus dias de morte, ou um chefe viking que luta com a paternidade enquanto protege sua aldeia, esses relacionamentos lançam luz sobre histórias reais de pais e filhos em todos os lugares.

Confira 5 filmes que mostram quão bonito pode ser o relacionamento entre pai e filho

1 – Pateta, o filme

“É difícil ser legal quando seu pai é Pateta” foi o slogan do filme de animação da Disney de 1995. Foi uma continuação da série de TV, Goof Troop e centrada em torno do amigo de Mickey Pateta e seu filho Max. Em uma tentativa de se relacionar, Pateta força seu filho adolescente em uma viagem de pesca pelo país. Como muitos adolescentes reais, Max prefere passar o verão com seus amigos e, em particular, sua paixão do ensino médio, Roxanne. Enquanto Pateta é… pateta, como seu nome sugere, o filme permite que o personagem tenha profundidade e um lado emocional que ressoa com o público. A angústia adolescente de Max está perfeitamente em exibição e Pateta lutando para se conectar com seu filho é tão real quanto qualquer representação de ação ao vivo. (Disponível no Youtube)

2 – A procura da felicidade (2006)

A procura da felicidade, seguiu a história real de Chris Gardner e seu filho, que foi interpretado por pai e filho na vida real, Will Smith e Jaden Smith, que estreou no cinema aos oito anos de idade. A história inspiradora de Gardner conta sua luta contra os sem-teto enquanto criava seu filho e sua jornada para se tornar um corretor de ações de sucesso. A interpretação de Gardner por Will Smith lhe rendeu uma indicação ao Oscar e ao Globo de Ouro de Melhor Ator. (Disponível na Netflix)

3 – Procurando Nemo (2003)

Procurando Nemo é um dos poucos filmes de pai e filho que tem os dois personagens separados durante grande parte da história. Mas é na separação deles que Marlin aprende a confiar melhor em seu filho, Nemo. Por sua vez, Nemo aprende a apreciar o quão longe seu pai está disposto a ir por ele, mesmo nadando o comprimento do oceano. O filme da Pixar se tornou o filme de animação de maior bilheteria na época de seu lançamento e até gerou uma sequência . Procurando Nemo retratou a realidade de como é ser pai e ver seu filho sair para o mundo ou, neste caso, para o oceano. Como todos os pais, Marlin deve aprender a confiar em seu filho e saber que as lições que ele incutiu em Nemo foram suficientes. (Disponível na Disney Plus).

4 – Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)

A linhagem de Peter Quill, também conhecido como Senhor das Estrelas, foi um tom significativo dos primeiros Guardiões da Galáxia, com Yondu mencionando o pai de Peter por toda parte. O diretor, James Gunn, decidiu mergulhar mais fundo nisso com sua sequência intergaláctica. Foi revelado que o pai de Peter não era outro senão Ego, um planeta vivoque gerou uma extensão humana de si mesmo, interpretado por Kurt Russell. O plano de Ego era engravidar mulheres em toda a galáxia na esperança de gerar uma criança com DNA Celestial para ajudá-lo em seu objetivo de refazer o universo à sua imagem. Enquanto a princípio, Peter está animado para conhecer seu pai biológico, jogar um jogo de pega-pega e até descobrir que ele possuía os poderes divinos de um Celestial; ele finalmente desistiu de seus poderes para impedir o plano maligno de seu pai e mais uma vez salvar a Galáxia da aniquilação. (Disponível na Disney plus)

5 – Peixe grande e suas história maravilhosas (2003)


Peixe grande e suas histórias maravilhosas é um filme de drama de fantasia dirigido por Tim Burton que gira em torno de Will Bloom enquanto ele analisa a vida de seu pai moribundo e decifra o que é fato da ficção. O tema em torno da reconciliação entre um filho e seu pai moribundo foi significativo para Burton, cujo pai morreu em 2000 e sua mãe 2 anos depois, pouco antes de assinar para dirigir o filme . Ewan McGregor interpreta um jovem Edward Bloom que vive uma vida cheia de maravilhas, pelo menos na maneira como conta a história para seu filho. Enquanto Will começa azedo com as histórias maiores que a vida de seu pai, ele acaba apreciando-as, pois permitiram que ele permanecesse conectado a seu pai mesmo depois que ele se foi. (Disponível no Youtube para alugar e na Prime Vídeo)

6 – Como treinar seu dragão (2010)

Como treinar o seu dragão, gira em torno de Soluço, um jovem viking que faz amizade com um dragão que ele chama de Banguela. Fica evidente que as motivações de Soluço estão relacionadas ao seu relacionamento com seu pai, Stoico, que também é o chefe de sua aldeia. No primeiro filme, Soluço luta para viver de acordo com o legado de seu pai e se tornar um grande matador de dragões, o que se torna mais complicado quando Soluço deve se tornar chefe e liderar seu povo. Stoico, como o próprio nome indica, não é bom em demonstrar emoções. Isso faz com que ele e Soluço muitas vezes briguem devido a suas ideias conflitantes de dragões e leva Soluço a desafiar seu pai. Em última análise, é a amizade de Soluço com Banguela que salva a vila, mas não sem grande custo, o menor dos quais é a perna esquerda. Como Treinar o seu dragão, é uma história de amadurecimento, ambientada em um mundo de vikings e dragões.

7 – Gigantes de aço (2011)

Sem dúvida alguma Gigantes de aço (capa) é um filme que vale muito a pena assistir, é emocionante. Em um futuro próximo, as máquinas substituem os homens no ringue. As lutas de boxe acontecem entre robôs de alta tecnologia. Charlie, um ex-lutador frustrado, se une ao filho para construir um competidor imbatível. (Disponível dublado no Youtube).

8 – O Paizão (1999)

Embora Sonny ( Adam Sandler ) não seja realmente o pai de Julian (Dylan e Cole Sprouse), ao longo do filme, eles mostram que um pai não tem nada a ver com ser relacionado ao sangue, mas sim cuidar e amar alguém como se fosse. A princípio, Sonny finge ser seu colega de quarto, Kevin, e assume a custódia do garoto para mostrar à ex-namorada o quão maduro ele é. Mas ao longo do filme, Sonny se afeiçoa a Julian e culmina em uma longa audiência no tribunal, onde Sonny faz tudo o que pode para obter a custódia. Embora haja muitas risadas nesta comédia de Adam Sandler , este filme é um dos poucos que mostra as habilidades de atuação de Sandler e tornou o filme um clássico cult entre os fãs de Sandler. (Disponível na Globo Play e Prime Vídeo).

9 – Querido menino (2018)

David Sheff é um conceituado jornalista e escritor que vive com a segunda esposa e os filhos. O mais velho deles, Nic Sheff, é viciado em metanfetamina e abala completamente a rotina da família e do lar. David tenta entender o que acontece com Nic, que teve uma infância de carinho e suporte, ao mesmo tempo em que estuda a droga e sua dependência. Nic, por sua vez, passa por diversos ciclos da vida de um dependente químico, lutando para se recuperar, mas volta e meia se entrega ao vício. (Disponível no Youtube filmes e Prime vídeos).

10 – A vida é bela (1997)

Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam. (Disponível no Youtube filmes).

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

A remissão da fibromialgia pode estar relacionada ao que você come

Qual alimentação você prefere: a que inflama ou a desinflama? A remissão da fibromialgia, e…

1 dia ago

“Decidi envelhecer com dignidade, humor e serenidade” – Julia Roberts

Julia Roberts, atriz, ganhadora de um Oscar e três Globos de Ouro, em uma entrevista…

4 dias ago

A Força de Ser: O Legado de Audre Lorde na Luta pela Equidade e Autonomia das Mulheres

A luta das mulheres por equidade de direitos é uma constante na história mundial, refletindo…

5 dias ago

“Nós não somos. Estamos sendo. Pare de querer ser uma rocha. Aceite que você é um rio” – Alejandro Jodorowsky

Alejandro Jodorowsky é um artista chileno conhecido por sua vasta obra como cineasta, escritor, poeta,…

6 dias ago

O investimento que se faz hoje na formação e saúde dos professores se converterá em qualidade no futuro das crianças.

“É necessário maior atenção por parte do Ministério da Educação (MEC) na carga horário dos…

1 semana ago

5 Práticas Simples de Organização e Limpeza para Pessoas Desorganizadas

Manter um ambiente limpo e organizado vai além da estética: essa prática também traz impactos…

1 semana ago